Núcleo de Estudos de Nutrição Clínica
O Núcleo de Estudos de Nutrição Clínica da Sociedade Portuguesa da Medicina Interna (SPMI) dedica-se ao estudo da Nutrição e é constituído por associados da mesma inscritos neste Núcleo de Estudos.
Secretariado: biénio 2018-2020
Coordenador: Aníbal Marinho
Coordenador-Adjunto: Lèlita Santos
Secretariado: Arlindo Paulo de Sá Guimas, Ricardo J Fernandes, Ricardo Cleto Marinho, António Manuel Damas Messias, José Bernardes Correia, Isabel Fonseca, Benilde Barbosa, Hélder Esperto
Contactos: nenc@spmi.pt
História
Com os avanços de Medicina temos conseguido aumentar de uma forma significativa a esperança de vida da população Portuguesa, mas pelo contrário somos ainda dos países europeus com menor qualidade de vida.
A nutrição clínica tem um papel fundamental para o prognóstico dos doentes e para o aumento da sua qualidade de vida.
Infelizmente em Portugal e em diversos Países Europeus, a maioria do ensino pré-graduado em medicina não fornece qualquer tipo de formação nesta área. A grande maioria dos médicos tem uma formação muito restrita sobre nutrição clinica que se traduz num impacto negativo na abordagem dos seus doentes.
Existem na atualidade diferentes iniciativas europeias para alterar esta realidade, não só promovendo a implementação de cadeiras pré-graduadas de nutrição clinica nas faculdades de medicina, como a criação de cursos pós-graduados, alguns deles com certificação em sociedades europeias e que visam alterar de uma forma radical esta realidade.
Inclusivamente a própria Ordens dos Médicos em Portugal criou um Grupo de Trabalho para o desenvolvimento de uma “Competência em Nutrição Clínica” reconhecida pela Ordem.
Faz todo o sentido portanto que a SPMI proceda a criação deste núcleo com o objetivo fundamental de formação dos seus associados e implementação de estudos multicêntricos nesta área.
Neste contexto, um grupo de associados da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna solicitou a criação de um Núcleo de Nutrição Clinica na SPMI. A criação deste Núcleo foi aprovada em Assembleia Geral da SPMI no dia 9 de Novembro de 2018. Os promotores o núcleo constituíram o Secretariado provisório por forma a elaboração do Regulamento e Plano de Acção.
Objetivos
1. Formação dos internistas e internos de medicina interna em Nutrição Clínica (NC)
2. Promover a realização de Cursos de Nutrição certificados pela Sociedade Europeia de Nutrição Clínica (ESPEN), para internistas e internos
3. Implementação de estudos multicêntricos nesta área (existindo contactos com a ONCA e a ESPEN)
4. Elaboração de documentos de consenso, nomeadamente, para a alimentação artificial
5. Projectos de parceria com outros grupos científicos
6. Elaboração de orientações para os doentes
7. Workshop anual sobre Nutrição Clínica
8. Dinamizar e apoiar estudos de investigação em NC que sejam feitos no âmbito da Medicina Interna
Plano de Ação
Regulamento
Inscrição
Consulte os eventos do núcleo de Núcleo de Estudos de Nutrição Clínica:
Eventos Futuros
CANuG – Curso Anual de Nutrição em Geriatria
Mais Informações AQUI
Eventos Passados
Programa disponível AQUI
8 a 10 de Outubro de 2021
Formato online
Mais informações AQUI
Webinar Nutrição Clínica, um aliada Terapêutica na Medicina
Interna

– 1º curso de Nutrição Clínica da SPMI – 16-17 de Novembro de 2019
– Webinar: Doentes com COVID 19: A importância da intervenção nutricional – 28 de Abril 2020
– Webinar Nutrição Clínica na Gestão da Covid-19 – 15 de Maio
– Webinar: Casos Clinicos: Impacto do COVID-19 no senior. Internveção Multidiscilpinar – 4 de Junho 2020

– Webinar MALNUTRIÇÃO NO SÉNIOR QUANDO SUPLEMENTAR?

Publicações de Interesse
Publicações de Sócios
– High prevalence of malnutrition in Internal Medicine wards – a multicentre ANUMEDI study – https://doi.org/10.1016/j.ejim.2020.02.031
Investigação
Registos
Recomendações/Orientações Clínicas
– Alimentação na Demência Avançada: Documento de Consenso da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica. https://www.spmi.pt/revista/vol27/vol27_n1_2020_80_88.pdf
– Algoritmo Terapêutica Nutricional COVID-19 – https://www.spmi.pt/wp-content/uploads/2019/01/Algoritmo-Terap.-Nutricional-COVID-19-APNEP.pdf
– Recomendações NE Nutrição Clínica e APNEP – COVID-19 –https://www.spmi.pt/recomendacoes-ne-nutricao-clinica-e-apnep-covid-19/
Algoritmo Terapêutica Nutricional COVID-19 – Consulte AQUI o documento
RECOMENDAÇÕES DO NÚCLEO COVID-19
A pandemia por COVID-19 apresenta novos desafios e ameaças, sem precedentes, quer para os doentes, quer para os profissionais e sistemas de saúde a nível mundial.
A ESPEN, The European Society for Clínical Nutrition and Metabolism, publicou no passado dia 31 de março, o documento de trabalho “ESPEN expert statements and practical guidance for nutritional management of individuals with sars-cov-2 infection”1, com o objetivo de fornecer orientações precisas, referentes à gestão nutricional de doentes com COVID-19.
Apesar da doença poder deteriorar a função de diversos órgãos e sistemas orgânicos, verifica-se que as complicações respiratórias agudas, que requerem internamentos em Unidades de Cuidados Intensivos, são a maior causa de morbilidade e mortalidade nos doentes com COVID-19.
Doentes com polipatologia (incluindo Diabetes e Doenças Cardiovasculares), com comprometimento do sistema imunitário, e/ou com malnutrição associada, são os que apresentam piores resultados clínicos e maior mortalidade associada.
Esta orientação prática, foca-se na prevenção e tratamento da malnutrição associada à COVID-19 no âmbito de Unidades de Cuidados Intensivos, ou na presença de idade avançada e polipatologia, uma vez que são os que apresentam um maior risco de malnutrição. A malnutrição associada à COVID-19, revela-se como um fator de risco independente no aumento da mortalidade.
Recomendam que a terapêutica nutricional tenha em atenção o suporte respiratório alocado, de acordo com a seguinte tabela:
O documento resume 10 recomendações práticas, com base nas Guidelines ESPEN atuais, experiência clínica à data e pareceres de especialistas, uma vez que ainda não existem estudos clínicos dedicados à gestão nutricional de doentes com COVID-19:

Figura 1. Gestão Nutricional para indivíduos em risco ou infetados com SARS-COV-2; e para doentes UCI infetados. Para mais detalhes, ler a orientação prática na íntegra.
Relativamente à Recomendação Prática nº 2, a intervenção nutricional individualizada, em particular o cálculo das necessidades nutricionais (energéticas e proteicas), deve ter em conta a condição clínica atual do doente e algumas das Guidelines ESPEN, descritas na presente orientação:
• Singer P, et al. ESPEN guideline on clinical nutrition in the intensive care unit. Clin Nutr 2019; 38: 48-79;
• Gomes F. et al. ESPEN guideline on nutritional support for polymorbid internal medicine patients. Clin Nutr 2018;37:336-353;
• Volkert D, et al. ESPEN guideline on clinical nutrition and hydration in geriatrics. Clin Nutr 2019;38:10-47;
• Cederholm T, et al. ESPEN guidelines on definitions and terminology of clinical nutrition. Clin Nutr. 2017;36:49-64.
Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica
Núcleo de Estudos de Nutrição Clínica da Sociedade Portuguesa da Medicina Interna
Referência bibliográfica
1Barazzoni R et al., ESPEN expert statements and practical guidance for nutritional management of individuals with SARS-CoV-2 infection, Clinical Nutrition, https://doi.org/10.1016/j.clnu.2020.03.022
12/04/2020
Conheça o NENC: