Uma das principais preocupações da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna é promover a formação contínua dos internistas portugueses, bem como dos internos desta especialidade. A frequência de cursos de formação ao longo da sua actividade profissional é um dos mais importantes meios de garantir a actualização dos clínicos nas mais diversas áreas do conhecimento da Medicina Interna.

A efectividade destas actividades formativas é directamente dependente da sua qualidade, tanto em termos de conteúdos, como ao nível da sua estrutura pedagógica. De forma a garantir a qualidade da actividade formativa desenvolvida pela SPMI foi criado o Centro de Formação em Medicina Interna (FORMI).

Coordenação:

Nuno Bernardino Vieira (Coordenador NEFormi)
Andreia Vilas-Boas, José António Mariz, Luísa Guimarães, Ricardo Fernandes, Ricardo Louro

HISTÓRIA

O Núcleo de Estudos de Formação em Medicina Interna (NEForMI) é um Núcleo de Estudos da SPMI, cujo objeto de existência é a promoção e desenvolvimento da formação em Medicina Interna. O Núcleo nasceu em 2012 como resultado de uma reunião para Orientadores de Formação dinamizada pela Direção da SPMI, tendo os presentes na reunião sentido a necessidade de criação de um núcleo de estudos que se dedicasse especificamente à área da formação, tanto para os Internos, como para os Especialistas de Medicina Interna.

Ao longo de 2014, como resultado de nova reunião plenária do NEForMI, o secretariado do núcleo, identificou como prioridade a reorganização e o aumento da oferta das atividades formativas que a SPMI já desenvolvia para os seus associados. Surgiu então o projeto Centro de Formação em Medicina Interna (FORMI).

O FORMI foi então criado oficialmente a 9 de Janeiro de 2015 com a aprovação do seu regulamento de funcionamento pela Direção da SPMI. O ano de 2015 foi o ano 0 do FORMI com a estruturação do seu funcionamento, criação de dossiers pedagógicos e construção do seu primeiro Plano Anual de Formação que entrou em vigor em 2016. No início de 2016 surgem os primeiros dois cursos promovidos pelo FORMI, o Curso de Introdução à Geriatria, uma organização do GERMI e o Curso Como Desenvolver um Projeto de Investigação Clínica, uma organização do NEForMI.

O desafio seguinte, para além do crescimento da oferta formativa, foi o desenvolvimento do processo que levou à Certificação do FORMI como Entidade Formadora DGERT, que finalmente foi conseguida em Novembro de 2018. Desta forma, 2019 foi o primeiro ano de atividade do FORMI já como entidade certificada DGERT. Ao longo de 2019 foram mais de 20 ações de formação realizadas e perto de 1000 formandos que passaram pelos nossos cursos. Assinalamos ainda que em Junho 2019 foi ainda certificada pela DGERT a Plataforma Digital de Formação do FORMI e consequentemente a capacidade para a realização de cursos em e-learning.

Curso: Curso de Atualização em Medicina Interna
Data: 16 a 21 de Novembro

Saiba mais informações

Curso Comunicar em Saúde
Data: 4 de Setembro

Saiba mais informações

INSTALAÇÕES:

SPMI ( Sociedade Portuguesa de Medicina Interna ) é uma entidade formadora certificada pela DGERT nas áreas de educação e formação:

  • 090 – Desenvolvimento Pessoal
  • 146 – Formação de professores e formadores de áreas tecnológicas
  • 482 – Informática na óptica do utilizador
  • 721 – Medicina