Medicina Interna na Imprensa televisiva

Data: 14-11-2018
Dia Mundial da Diabetes – Consultório (Porto Canal)
O Dr. Luís Andrade, membro do Núcleo de Estudos de Diabetes Mellitus da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, esteve no programa “Consultório” do Porto Canal para explicar a diabetes, sensibilizando a população para a adoção de uma alimentação saudável.
Ver vídeo

Data: 14-11-2018
Dia Mundial da Diabetes – Faz Sentido (SIC Mulher)
O Dr. Estevão Pape, coordenador do Núcleo de Estudos de Diabetes Mellitus da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, juntou-se à sua paciente Catarina Pina e a Ana Rita Clara no programa “Faz Sentido” da SIC Mulher para uma conversa sobre como é viver com diabetes.
Ver vídeo

Data: 14-11-2018
Dia Mundial da Diabetes – Bom Dia Portugal (RTP1/RTP3)
O Dr. Estevão Pape, coordenador do Núcleo de Estudos de Diabetes Mellitus da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, esteve no programa “Bom Dia Portugal” da RTP para alertar os portugueses para o risco que os hábitos menos saudáveis têm para o desenvolvimento da diabetes.
Ver vídeo

Data: 13-11-2018
Dia Mundial da Diabetes – Sociedade Civil (RTP2)
A Dra. Maria Filomena Roque, membro do Núcleo de Estudos de Diabetes Mellitus da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, esteve no programa “Sociedade Civil” da RTP2 para falar sobre esta doença diagnosticada, segundo estudos, em cerca de 500 mil portugueses.
Ver vídeo

Data: 02-11-2018
Medicina Interna – Consultório (Porto Canal)
A Dra. Elga Freire, coordenadora do Núcleo de Estudos de Medicina Paliativa da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, esteve no programa “Consultório” do Porto Canal para responder às questões dos telespectadores a respeito da especialidade de Medicina Interna.
Ver vídeo

Data: 02-11-2018
Dia Mundial dos Cuidados Paliativos – Consultório (Porto Canal)
No âmbito das comemorações do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, que se assinalou no dia 13 de outubro, a Dra. Elga Freire, coordenadora do Núcleo de Estudos de Medicina Paliativa da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, esteve no programa “Consultório” do Porto Canal para falar sobre os Cuidados Paliativos, e qual a sua importância no tratamento de doentes crónicos e em fase terminal.
Ver vídeo

Data: 15-10-2018
Dia Mundial da Trombose – Consultório (Porto Canal)
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Trombose, que se assinalou no dia 13 de outubro, o Dr. Paulo Chaves, membro do Núcleo de Estudos da Doença Vascular Cerebral da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, esteve no programa “Consultório” do Porto Canal para falar sobre o tromboembolismo venoso, uma das principais causas de morte por doença cardiovascular a nível mundial. Prevenção, tratamento e identificação das complicações associadas a esta entidade foram alguns dos assuntos abordados.
Ver vídeo

Data: 13-10-2018
Dia Mundial dos Cuidados Paliativos – Saúde em Dia (Canal Saúde Mais)
No âmbito das comemorações do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, que se assinalou a 13 de outubro, a Dra. Iuri Correia, membro do Núcleo de Estudos de Medicina Paliativa da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, esteve no programa “Saúde em Dia” do Canal Saúde Mais para falar sobre esta área tão importante para a especialidade de Medicina Interna.
Ver 1ª parte
Ver 2ª parte

Data: 12-10-2018
Dia Mundial da Trombose – Edição da Manhã (SIC/SIC Notícias)
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Trombose, que se assinala a 13 de outubro, a Dra. Carolina Guedes, do Núcleo de Estudos de Doença Vascular Pulmonar da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, esteve no programa “Edição da Manhã” da SIC para consciencializar os profissionais de saúde e a população em geral para a prevenção, tratamento e identificação das complicações associadas ao tromboembolismo venoso, uma das principais causas de morte por doença cardiovascular. Estima-se que uma em cada quatro pessoas morre de doenças relacionadas com a trombose.
Ver vídeo

Data: 29-09-2018
Assinala-se hoje o Dia Mundial do Coração (RTP)
Sete em cada dez doentes internados por insuficiência cardíaca acabam por morrer ao fim de cinco anos. A estatística negra espelha a falta de diagnósticos atempados e tratamentos que permitem devolver também qualidade de vida. ver vídeo

Data: 10-09-2018
Dia Mundial da Literacia – Edição da Manhã (SIC/SIC Notícias)
No dia 8 de setembro assinala-se o Dia Mundial da Literacia e a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna pretende alertar a população para o facto de a baixa literacia e a procura de informação junto de familiares e amigos ou internet colocarem em risco o diagnóstico e a terapêutica. O Dr. Luís Duarte Costa esteve no programa Edição da Manhã para falar deste tema. ver vídeo

Data: 09-09-2018
Dia Mundial da Literacia – Bom Dia Portugal (RTP 1)
No dia 8 de setembro assinala-se o Dia Mundial da Literacia e a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna pretende alertar a população para o facto de a baixa literacia e a procura de informação junto de familiares e amigos ou internet colocarem em risco o diagnóstico e a terapêutica. O Dr. António Oliveira e Silva esteve no programa Bom Dia Portugal para falar deste tema. ver vídeo (a partir do minuto 30:39)

Data: 07-09-2018
Dia Mundial da Literacia – Agora Nós (RTP 1)
No dia 8 de setembro assinala-se o Dia Mundial da Literacia e a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna pretende alertar a população para o facto de a baixa literacia e a procura de informação junto de familiares e amigos ou internet colocarem em risco o diagnóstico e a terapêutica. O Prof. Doutor António Vaz Carneiro esteve no programa Agora Nós para falar deste tema. ver vídeo (a partir do minuto 30:10)

Data: 06-08-2018
Calor extremo – SIC/SIC Notícias
O calor extremo é um problema grave de saúde pública. A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna alertou para a importância de recorrer às urgências em caso de necessidade. Em declarações à SIC e SIC Notícias, João Araújo Correia, Presidente da SPMI, explicou os efeitos nefastos da onda de calor. ver vídeo

Data: 06-07-2018
Festa da Saúde – Edição da Manhã | SIC/SIC Notícias
Os Jardins do Palácio de Cristal recebem este fim de semana a segunda edição da Festa da Saúde, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna para promover melhor alimentação, mais exercício e prevenção da doença junto dos portugueses. Luís Campos, médico internista, esteve no programa Edição da Manhã para antecipar o evento. ver vídeo 

Data: 19-06-2018
Madeira Lupus Clinic – Programa Hora 10 | Antena 1 Madeira
A propósito da realização do Madeira Lupus Clinic, conferência internacional sobre o Lupus e doenças autoimunes, o Dr. Jorge Martins, internista e presidente desta conferência, esteve no Programa Hora 10 para falar sobre este evento e alguns dos seus principais temas. ouvir aqui

Data: 13-06-2018
Multimorbilidade – Entrevista a Estevão Pape
A multimorbilidade tem uma prevalência de 82% em pessoas com idades superiores a 85 anos. Consiste no aparecimento de duas ou mais doenças crónicas num doente e está associada à diminuição da qualidade de vida. Estevão Pape, médico especialista em Medicina Interna esteve no Bom Dia Portugal da RTP 1, para falar sobre este tema. ver vídeo (a partir do minuto 07:56)

Data: 12-06-2018
Manchetes 3 – Revista de Imprensa
Revista de imprensa comentada por João Araújo Correia, presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, onde um dos temas de destaque foi as soluções alternativas ao internamento hospitalar.

Data: 04-06-2018
24º Congresso Nacional de Medicina Interna
Estevão de Pape, Presidente do Congresso de Medicina Interna, esteve esta manhã no programa “Edição da Manhã” da SIC/SIC Notícias, onde falou sobre as principais conclusões do 24.º Congresso Nacional de Medicina Interna, que decorreu entre os dias 31 de maio e 3 de junho. ver vídeo

Data: 15-05-2018
Hipertensão arterial é responsável por 1 em cada 5 mortes nas mulheres
Uma em cada cinco mulheres morre devido a Hipertensão Arterial. A doença é mais frequente na menopausa, mas pode aparecer em qualquer altura da vida e é mesmo o principal fator de risco de AVC e de doença coronária. Dos 75% de doentes medicados apenas 42 têm a doença controlada. ver vídeo

Data: 15-05-2018
Síndrome de Hunter afeta principalmente indivíduos do sexo masculino
Celebrou-se, hoje, o Dia Internacional da Sensibilização para as Mucopolissacaridoses, as MPS. Para nos falar desta realidade, e em particular do Síndrome de Hunter, esteve na Edição da Manhã o Dr Brito Avô, Coordenador do Núcleo de Estudos das Doenças Raras da Sociedade Portuguesa Medicina Interna. ver vídeo

Data: 30-04-2018
Barros Veloso recebe doutoramento Honoris Causa pela Universidade NOVA de Lisboa
A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna congratula António de Barros Veloso, especialista em Medicina Interna, que recebe o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade NOVA de Lisboa. A cerimónia oficial decorrerá no dia 10 de maio, pelas 17h00, no Auditório da Reitoria, Campus de Campolide. António Barros Veloso, que já foi presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, mas que também é um historiador da Medicina, estudioso de azulejaria e pianista de jazz é considerado um dos responsáveis pela refundação da Medicina Interna em Portugal. O Doutoramento Honoris Causa é uma prática tradicional com grande significado na vida académica, que reconhece a eminência do mérito de Barros Veloso, que assim fica associado ao seu corpo de doutores. Recorde-se que Barros Veloso foi recentemente agraciado com o Prémio Nacional de Medicina Interna, atribuído pelo seu contributo para a divulgação e implementação da especialidade em Portugal.

Data: 10-04-2018
Doenças autoimunes afetam três vezes mais mulheres do que homens
O Prof. Doutor José Delgado esteve no programa Diário da Manhã da TVI para falar sobre as Doenças Autoimunes, que, estima-se, afetem três vezes mais mulheres do que homens e que são uma das principais causas de morte entre as mulheres com menos de 65 anos. ver vídeo

Data: 07-04-2018
Diga Doutor – Maratona da Saúde
A RTP junta-se a mais uma Edição da Maratona da Saúde que tem como missão sensibilizar para várias doenças e angariar donativos para apoiar a investigação científica na área da saúde que possibilite melhor prevenção e diagnóstico, melhores tratamentos e a cura destas doenças. Esta edição da Maratona da Saúde é dedicada às doenças Auto-Imunes teve a participação do Dr. Luís Campos, Presidente da SPMI. ver vídeo

Data: 27-03-2018
Manchetes 3 – Revista de Imprensa
Revista de imprensa com Maria Teresa Cardoso, coordenadora do Núcleo de Estudos da Doença Vascular Cerebral na Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, no âmbito do Dia Nacional do Doente com AVC, assinalado a 31 de março.

Data: 28-02-2018
Consultório – Dia Mundial das Doenças Raras
Existem, em Portugal, cerca de 600.000 pessoas com doenças raras, 36 milhões ao todo na Europa. No Dia Mundial das Doenças Raras, a Dr.ª Teresa Cardoso, do Núcleo de Estudos de Doenças Raras da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, esteve no programa “Consultório” do Porto Canal para falar sobre esta temática. ver vídeo 

12-02-2018
Porto Canal – Jornal Diário
Há cada vez mais reclamações de utentes que recorrem ao Serviço Nacional de Saúde sendo que já foram contabilizadas mais de 32 mil queixas. A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna diz que as necessidades dos utentes têm de ser uma prioridade. ver vídeo

16-01-2018
RTP 1 – Prós e Contras ‘Retrato do Serviço Nacional de Saúde’
A gripe é uma espécie de barómetro anual do Serviço Nacional de Saúde, por esta altura as urgências dos hospitais ficam congestionadas e os doentes a acumulam-se em camas, macas, em qualquer espaço livre. Debate com Luís Pisco, ARS Lisboa e Vale do Tejo; Luís Campos, Sociedade Portuguesa de Medicina Interna; Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos e Luís Barreira, Ordem dos Enfermeiros. Intervenção de Ana Claro Coelho, Hospital Vila Nova de Gaia; Vanda Veiga, enfermeira Hospital do Barreiro; João de Deus, Associações Europeia dos Médicos Hospitalares; Eduardo Sampaio, enfermeiro Hospital de Guimarães.

Data: 04-01-2018
Opinião Pública – Gripe
A Gripe ainda não atingiu o pico, mas já está a obrigar vários hospitais a adiarem cirurgias programadas não urgentes. O programa”Opinião Pública” de hoje é sobre a Gripe e esteve a acompanhar o ponto da situação da Direção-Geral da Saúde e em direto de serviços de urgência hospitalares e centros de saúde.

Data: 01-12-2017
Maratona da Saúde – Doenças Auto-Imunes e Alergias
A RTP junta-se a mais uma Edição da Maratona da Saúde que tem como missão sensibilizar para várias doenças e angariar donativos para apoiar a investigação científica na área da saúde que possibilite melhor prevenção e diagnóstico, melhores tratamentos e a cura destas doenças. Esta edição da Maratona da Saúde é dedicada às doenças Auto-Imunes e Alergias.
Saiba mais em: maratonadasaude.pt e no facebook Maratona da Saúde.
ver vídeo