O Centro de Ensino e Investigação em Medicina Interna (EIMI) está em consonância com as Grandes Linhas de Força da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), contribuindo para o desenvolvimento da vertente académica, de ensino e investigação em medicina interna, no respeito pelos Estatutos da SPMI.

Desenvolve a sua atuação no sentido de reforçar o papel dos internistas na academia, quer ao nível da discussão e integração nos currículos das escolas superiores médicas, no ensino pré e pós-graduado, quer na realização de projetos investigação clínica, fundamental e translacional.

SECRETARIADO:

Biénio 2019-2021
Coordenador: Lèlita Santos
Coordenador-Adjunto: Rui Victorino
Vasco Barreto, Filipa Malheiro, Nuno Bernardino Vieira, Inês Chora, Patrício Aguiar, Catarina Mota, Sónia Moreira e Catarina Canha
Contactos: eimi@spmi.pt

OBJETIVOS:

  1. Contribuir para reflexão e discussão dos objetivos e papel dos internistas na academia.
  2. Estabelecer contactos e parcerias de colaboração com as Escolas Médicas e o Colégio da Especialidade de Medicina Interna da Ordem dos Médicos, na vertente do ensino.
  3. Contribuir para a dinamização e estímulo à investigação por equipas de medicina interna, promovendo iniciativas nesse sentido.
  4. Estabelecer contactos e parcerias de colaboração com estruturas nacionais e internacionais das áreas de investigação médica.

PLANO DE AÇÃO:

  1. Propor estratégias pedagógicas com maior envolvimento dos internistas nos programas curriculares das escolas médicas.
  2. Contribuir para a revisão dos currículos escolares pré-graduados no sentido de salientar o papel versátil e imprescindível da medicina interna.
  3. Delinear estratégias de afirmação da medicina interna na academia
  4. Apoiar os internistas, nomeadamente, os internos de medicina interna, em consultadoria para a elaboração e condução de projetos de investigação.
  5. Fomentar o desenho e implementação de projetos de investigação multicêntricos, contribuindo para a colaboração entre centros nacionais de investigação.
  6. Dinamizar e estimular ideias de investigação clínica, fundamental e translacional em medicina.
  7. Promover uma reunião anual para discussão de temas de interesse nesta área

REGULAMENTO:

Está disponível para consulta o Regulamento do EIMI, aqui. ( PDF 184kb)

PRÉMIOS E BOLSAS:

O EIMI dinamiza, no contexto da sua actividade e estimulo à investigação, uma Bolsa de investigação anual (ver Regulamento aqui) e 3 Prémios anuais como Propina de Doutoramento (ver Regulamento aqui).

ATIVIDADES:

APOIO AO ENSINO:
No âmbito da missão do Grupo de Ensino estão disponíveis, para utilização com fins pedagógicos no ensino pré e pós-graduado, casos clínicos-exemplo.
Consulte AQUI os Casos Clínicos (requer acesso através de username e password)

CONSULTADORIA A PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO:
Cumprindo os seus objetivos, o EIMI dispõe de um Grupo que pretende apoiar, em consultadoria, os sócios da SPMI para a elaboração e condução de projetos de investigação.
Consulte o Regulamento de Consultadoria a Projetos de Investigação, aqui ( PDF 459KB)