Mensagem do Presidente

Caros colegas,

A nossa Sociedade Portuguesa de Medicina Interna é uma das maiores e mais antigas Sociedades Científicas do país, com 70 anos completos em dezembro de 2021.

As características da nossa especialidade tornam-nos únicos e imprescindíveis no seio da comunidade médica e na relação desta com os doentes e a população em geral. É fundamental, por isso, que tenhamos um papel cada vez mais ativo e decisivo na realidade da saúde em Portugal.

Esta é a plataforma de comunicação entre a SPMI e os sócios. A promessa é de que a vamos manter dinâmica e atualizada. Aqui teremos informações sobre as atividades dos Núcleos, os Cursos de Formação, as Reuniões e Congressos e os Prémios e Bolsas. Todos os meses continuará a ser publicada uma Newsletter com as notícias mais recentes.

No triénio 2021-2024, os objetivos a atingir continuam a ser o desenvolvimento de projetos já iniciados acrescentando-lhes novas ideias e outros que ficaram definidos no nosso programa de ação.

Os compromissos que definimos para os próximos três anos, são: apostar na formação e na investigação; continuar a apoiar o desenvolvimento de redes de cooperação entre os núcleos de estudo e a criação ou adaptação de Recomendações Clínicas; incentivar a criação de registos de patologias ou entidades clínicas; realizar o levantamento dos diferentes serviços ou unidades, nacionais e internacionais, que garantam formação de qualidade; incentivar a certificação de internistas que se dediquem a áreas mais específicas; reforçar as colaborações com outras sociedades científicas e associações; apoiar colaborações com associações de doentes; reforçar sinergias com a Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares; estimular as relações institucionais, promovendo o papel da Medicina Interna junto do órgãos técnicos e decisores das políticas de saúde nacionais, nomeadamente, os organismos centrais do Ministério da Saúde  e o próprio ministério; incentivar a proximidade com as instituições académicas através do Centro de Ensino e Investigação em Medicina Interna e promover a Medicina Interna através do apoio a trabalhos que caracterizem a atividade dos Serviços de Medicina. É também crucial a manutenção do diálogo com o Colégio da Especialidade de Medicina Interna, contribuindo para a discussão sobre a qualidade da formação dos Internos de Especialidade e a formação contínua dos especialistas.

Esperamos que os sócios possam e queiram colaborar fazendo crescer a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e o prestígio da especialidade. Aguardamos críticas, contributos e sugestões.

Lèlita Santos
Presidente da SPMI