Medicina Interna na Imprensa escrita

Data: 02-08-2018

SPMI: conselhos para ultrapassar a onda de calor
Agosto chegou com as tão aguardadas temperaturas de verão. Este tardou, mas segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera nos próximos dias os termómetros poderão chegar, em alguns locais, aos 45º. Por isso, a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna alerta para a importância de alguns cuidados redobrados que podem fazer a diferença. “As crianças e os idosos são os grupos de maior risco nestas vagas de calor, mas devemos cumprir todos com alguns cuidados” afirma Vasco Barreto, médico internista.
In Boas Notícias Online
In Índice Online
In Jornal Médico Online
In Notícias Saúde Online

Data: 24-07-2018

Mitos, verdades e inverdades: o que sabemos e devíamos saber sobre as hepatites
É fácil, em Portugal, fazer o teste de diagnóstico das hepatites. “Os testes de rastreio são acessíveis através de qualquer serviço de saúde, nomeadamente  nos centros de saúde”, confirma Arsénio Santos, coordenador do Núcleo de Estudos das Doenças do Fígado (NEDF) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna. E acrescenta que “foram já legisladas e estão em implementação medidas que facilitam o acesso aos testes, podendo as pessoas interessadas recorrer diretamente às farmácias comunitárias e aos laboratórios de análises clínicas, sem necessidade de prévia prescrição médica”. Ainda assim, continuam a existir no País casos por diagnosticar – e por tratar – de Hepatite B e C, assim como subsistem mitos e inverdades que importa deitar por terra, reforça o especialista, por ocasião do Dia Mundial das Hepatites, que se assinala a 28 de julho.
In Notícias ao Minuto Online
In Atlas da Saúde Online
In Notícias de Saúde Online
In Vital Health Online

Data: 02-07-2018

Rastreios, música, dança, debates e showcookings numa festa que celebra a saúde
A receita é já conhecida: melhor alimentação, exercício e mais prevenção são os ingredientes para uma vida mais saudável. Ingredientes que vão estar em destaque na 2º Festa da Saúde, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), que este ano ruma ao Porto. Em parceria com Câmara Municipal do Porto, integra-se num evento da Invicta, o Cidade+, que vai ter lugar nos Jardins do Palácio de Cristal, nos dias 7 e 8 de julho (sábado e domingo), das 10h00 às 19h00, com entrada gratuita.
In NIT Online
In Time Out Porto Online
In Sapo LifeStyle Online
In Notícias ao Minuto

Data: 19-06-2018

Sociedade de Medicina Interna portuguesa e espanhola apresentam soluções para melhorar os sistemas de saúde
A sociedade está a mudar, resultado do aumento da esperança de vida, que se traduz no aumento do número de idosos, com mais necessidades na área da saúde. Sucedem-se as ameaças à sustentabilidade dos sistemas de saúde, situação que Portugal partilha com os vizinhos espanhóis. É como resultado da necessidade de novos modelos adaptados a estas mudanças que a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) e a sua congénere espanhola, a Sociedade Espanhola de Medicina Interna (SEMI), assinaram, nos Açores, uma Declaração conjunta, onde reafirmam a importância da Medicina Interna para o futuro dos sistemas de saúde. E onde manifestam “o seu empenho na criação de práticas de alto valor que contribuam para a sustentabilidade do sistema de saúde”.
In Atlas da Saúde Online
In Índice Online 
In Notícias Saúde Online

Data: 18-06-2018

Lúpus e gravidez: “É preciso acabar com uma série de tabus”
O lupus é uma doença autoimune, que atinge oito a dez vezes mais as mulheres (em relação aos homens) em idade fértil. Não existe uma causa conhecida para o aparecimento da doença, exceto aquelas que raramente estão associadas à ingestão de determinados fármacos específicos. Ainda assim, é possível afirmar que existem fatores de ordem genética, hormonal e ambiental que contribuem para o aparecimento da doença, embora também estes sejam ainda uma questão pouco esclarecida. Sendo o lupus mais comum nas mulheres, a Conferência Internacional “Madeira Lupus Clinic” reserva uma preleção sobre a gravidez e o lupus, isto porque, afirma Jorge Martins, Presidente da Conferência, “é preciso acabar com uma série de tabus”.
In Boas Notícias Online
In Sapo LifeStyle Online
In Atlas da Saúde Online

Data: 01-06-2018

Internistas responsáveis por cerca de 23% de todos os doentes saídos dos hospitais do SNS
Portugal tem mais de 2.600 internistas inscritos na Ordem dos Médicos, mais de 1.700 dos quais apenas nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O que significa que 8,6% da totalidade dos médicos nestes hospitais são internistas, que dão resposta a milhares de doentes: em 2017, saíram dos serviços de Medicina dos hospitais do SNS 188.307 doentes, o que representa mais de 42% dos internamentos médicos (440.188) e 23% de todos os doentes saídos dos hospitais do SNS (802.129).
In Atlas da Saúde Online
In Jornal Médico Online
In News Farma Online
In Notícias Saúde Online

Data: 24-05-2018

Medicina interna com competências para superar os desafios sociais que o sistema de saúde enfrenta
O 24.º Congresso Nacional de Medicina Interna será, segundo Estevão de Pape, Presidente do Congresso, uma oportunidade para “consolidar conhecimentos” e explicar que “a base holística e a diversidade dos profissionais de medicina interna contribuem para um melhor funcionamento do sistema de saúde nacional e, particularmente, dos hospitais, numa altura em que enfrentam vários desafios sociais”. O evento, que decorre a partir do dia 31 de maio até ao domingo seguinte, tem lugar no Centro de Congressos do Algarve, nos Salgados.
In Atlas da Saúde
In Jornal Médico Online
In TV Europa Online
In SIC Notícias Online
In MSN Online

Data: 19-05-2018

Da comida picante aos helmintas (“as lombrigas”): os ‘amigos’ e os ‘inimigos’ das doenças autoimunes
O que é que a comida picante tem a ver com as doenças autoimunes? Ou o chocolate? Ou ainda o café? A resposta foi dada por Yehuda Shoenfeld, internista que preside o 11º Congresso Internacional de Autoimunidade, na conferência que este ano trouxe a Lisboa mais de duas mil pessoas, um recorde para este tipo de encontros. “Yehuda Shoenfeld falou sobre o mosaico da autoimunidade, o que significa que para que apareçam as doenças autoimunes tem de haver um mosaico de fatores e um destes é a dieta”, explica Carlos Vasconcelos, internista e presidente honorário da conferência.
In Atlas da Saúde
In Boas Notícias Online
In Sapo LifeStyle Online
In Diário de Coimbra

Data: 15-05-2018

Hipertensão arterial é responsável por 1 em cada 5 mortes nas mulheres
A hipertensão arterial (HTA) é responsável por 1 em cada 5 mortes entre as mulheres, sendo mais pesada a carga da doença no feminino. Um problema que, explica Pedro Marques da Silva, coordenador do Núcleo de Estudos de Risco e Prevenção Cardiovascular (NERPC) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), “pode afetar as mulheres em todas as fases da vida, com características específicas e singulares em cada uma delas”. Até porque, refere o especialista a propósito do Dia Mundial da Hipertensão, que se assinala a 17 de maio, “a HTA é um companheiro para vida, numa relação intempestiva, trespassada por afeções diversas, mas sempre presente, sempre atenta, tanto na prevenção como no tratamento”.
In Jornal de Notícias
In Raio X
In Atlas da Saúde
In Diário da Saúde Online
In Jornal Médico
In RTP Online

Data: 14-05-2018

Internistas nacionais em destaque no 11º Congresso Internacional de Autoimunidade
É o único encontro em que se é dado destaque às mais de 80 doenças autoimunes que se conhece hoje em dia e que junta cerca de dois  mil participantes de todo o mundo em apresentações sobre as novas técnicas terapêuticas, ferramentas de diagnóstico e investigação atualizada em diferentes áreas. E este ano o 11º Congresso Internacional de Autoimunidade realiza-se em Lisboa, presidido por um internista, Yehuda Shoenfeld, figura cimeira da autoimunidade mundial, e contando com quatro especialistas de Medicina Interna em lugares de destaque: Carlos Vasconcelos, no cargo de presidente honorário, e Jorge Martins, Carlos Dias e Luís Campos em três das cinco vice-presidências.
In Altas da Saúde
In Índice Online
In Notícias Saúde
In News Farma
In Just News

Data: 09-05-2018

Conhecimento e envolvimento dos doentes é uma das armas no combate ao Lupus
O conhecimento é uma das melhores armas no combate às doenças. É em nome desse conhecimento e de uma informação que se quer que chegue a cada vez mais pessoas que a Unidade de Imunologia Clínica do Centro Hospitalar do Porto (CHP) decidiu assinalar o Dia Mundial do Lupus. No dia 10 de maio, a uma palestra de sensibilização, que irá decorrer no Salão Nobre do Hospital de Santo António, no Porto, segue-se uma largada de balões no Palácio das Sereias (Casa Madalena de Canossa).
In Atlas da Saúde
In Índice Online
In Notícias Saúde Online 
In Saúde Online
In TV Europa Online

Data: 16-04-2018

António Oliveira e Silva: “Não há investimento sério na saúde pública há 10 anos. É uma opção política que me entristece”
Presidente do Conselho de Administração do São João afirma que o relato negro dos pais das crianças em tratamento em instalações provisórias desde 2011 “é exato”. Por isso, espera que até ao início de maio o governo disponibilize os 23,8 milhões contratualizados para a construção do novo Centro Pediátrico, ou deixará o cargo.
In Expresso Online

Data: 06-04-2018

Doenças autoimunes afetam três vezes mais mulheres do que homens
Não há estatísticas nacionais capazes de fazer o retrato das doenças autoimunes em Portugal, mas no seu conjunto, estima-se que estas doenças afetem três vezes mais mulheres do que homens. De resto, os dados revelam que são uma das principais causas de morte entre as mulheres com menos de 65 anos. “São doenças que surgem em idades jovens, doenças que podem ser muito agressivas e afetar órgãos nobres, com elevada morbilidade e aumento da mortalidade. Estima-se, por exemplo, que a artrite reumatoide diminua em 10 anos a sobrevida média”, confirma Elisa Serradeiro, presidente da XXIV Reunião Anual do Núcleo de Estudos de Doenças Autoimunes (NEDAI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), que este ano discute os problemas que se levantam no dia-a-dia de quem trata estes doentes.
In Atlas da Saúde
In Diário de Notícias Online
In Alert Online

Data: 31-03-2018

Reabilitação tem que ser cada vez mais uma aposta no cuidado do doente vascular cerebral
A redução do número de mortes por AVC, que se tem assistido nos últimos anos, tem-se feito acompanhar por um aumento do número de sobreviventes, homens e mulheres obrigados a lidar, no dia-a-dia, com “dificuldades persistentes na execução das suas tarefas”. Um problema que, segundo Maria Teresa Cardoso, coordenadora do Núcleo de Estudos da Doença Vascular Cerebral (NEDVC), da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, torna a reabilitação cada vez mais “uma parte essencial do continuum de cuidados ao doente após AVC, desde a fase aguda, no hospital, prolongando-se vários meses até à reintegração na comunidade”.
In Atlas da Saúde
In Sapo Online
In Índice Online
In News Farma

Data: 28-03-2018

Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar assinam Memorando de Entendimento
De olhos postos no futuro dos cuidados de saúde em Portugal, a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) e a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) assinam, a 28 de março, um Memorando de Entendimento que visa uma maior cooperação entre as duas entidades e as une numa batalha por melhores condições para doentes e profissionais.
In Diário de Notícias Online
In Sapo Online
In Notícias ao Minuto
In Atlas da Saúde Online
In Índice Online

Data: 03-03-2018

Sociedade Portuguesa de Medicina Interna manifesta solidariedade com os diretores dos Serviços de Medicina Interna e internistas do Hospital de Faro
A direção da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna vem manifestar publicamente a sua solidariedade com os diretores dos três serviços de Medicina Interna do Hospital de Faro, que colocaram o seu lugar à disposição na sequência de acusações do diretor de departamento, de que os internistas viam mal os doentes, pediam exames a mais e não davam altas atempadas.
In Correio da Manhã
In Diário de Notícias Online
In Jornal de Notícias Online
In Sábado Online
In Sapo Online

Data: 28-02-2018

Maior formação e mais divulgação é o caminho para reduzir atraso no diagnóstico das doenças raras
Os atrasos no diagnóstico mantêm-se como uma das principais queixas de quem vive com doenças raras e é, confirma Luís Brito Avô, coordenador do Núcleo de Estudos de Doenças Raras da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), “uma das dificuldades mais difíceis de ultrapassar”. Este é um problema “imposto principalmente pela própria raridade destas patologias”, sendo a “principal estratégia para acelerar a identificação da doença rara uma referenciação o mais precoce possível dos doentes aos centros capacitados. Para isto é obviamente necessária uma maior formação dos profissionais de saúde nesta área, conjugada com maior divulgação nos próprios sistemas de saúde da existência dos meios que estão disponíveis para apoio destas doenças”. Mais informação para o doente é também fundamental, acrescenta, a propósito do Dia Internacional das Doenças Raras, que assinala no dia 28 de fevereiro.
In Índice Online
In Saúde Online 
In Notícias Saúde

Data: 11-02-2018

Colocar as necessidades dos doentes no centro do sistema deve passar de “cliché a imperativo prioritário”, defende SPMI
Colocar as necessidades dos doentes no centro do sistema de saúde deve deixar de ser, defende a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), “um mero cliché” para se tornar “um imperativo prioritário, o que significa facilidade no acesso aos cuidados de saúde e modelos de organização que privilegiem o tratamento integral do doente”. É o que defende João Araújo Correia, Secretário-Geral da SPMI e diretor do Serviço de Medicina do Centro Hospitalar do Porto, que considera que, para o conseguir, “o passo crucial é o estabelecimento de um diálogo fluido entre o médico hospitalar e o do Centro de Saúde, porque sem isso tudo o resto fica comprometido”. A propósito do Dia Mundial do Doente, que se assinala no dia 11 de fevereiro, o especialista aborda alguns dos temas que mais tem estado na ordem do dia no que diz respeito à relação entre utentes e serviços de saúde.
In Índice Online
In Atlas da Saúde
In Saúde Online

Data: 01-12-2017

Literacia é arma no combate ao estigma e discriminação dos doentes com VIH/SIDA
Mais literacia na área da infeção pelo VIH/SIDA é um dos aspetos essenciais para pôr fim ao estigma e discriminação que ainda enfrentam muitos doentes, defende Telo Faria, coordenador do Núcleo de Estudos da Doença VIH da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), que não tem dúvidas: “A literacia nesta área é fundamental porque quanto mais informada estiver a população geral sobre a infeção, não só é capaz de se proteger melhor, como a literacia vai promover a inserção plena do seropositivo em todas as áreas: social, profissional, familiar.”
In Raio X Online
In Atlas da Saúde Online
In TV Europa Online
In Diário dos Açores 

Data: 17-11-2017

Um em cada três idosos sofre uma queda, a principal causa de morte acidental nos seniores
São o acidente doméstico mais frequente nos idosos e a principal causa de morte acidental na população dos maiores de 65 anos. Falamos das quedas, que estiveram em destaque na 2ª Reunião Nacional do Núcleo de Estudos de Geriatria, da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), um encontro que se realiza nos dias 16 e 17 de novembro, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro.
In Jornal de Notícias Online
In Observador Online
In Sábado Online
In TSF Online

Data: 14-11-2017

10,9% das mulheres portuguesas têm diabetes
Cerca de 199 milhões de mulheres vivem, em todo o mundo com diabetes, valor que as estimativas da Organização Mundial de Saúde apontam que vai aumentar ainda mais, chegando aos 313 milhões até 2020. Em Portugal, 10,9% das mulheres têm diabetes . Números que motivam o enfoque dado, este ano, à relação entre a diabetes e o sexo feminino, a propósito do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala a 14 de novembro. Sob o lema ‘Mulheres e a Diabetes: Direito a um Futuro Saudável’, o que se pretende é chamar a atenção para um problema de saúde que, embora afete tanto homens como mulheres, tem algumas especificidades no feminino que importa realçar, como alerta a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI).
In Rádio Comercial – Notícias
In Diário de Notícias
In Observador Online
In Diário de Notícias Online

Data: 29-10-2017

Aumentar o acesso a terapêuticas específicas reduz mortes por AVC
Mais e melhor prevenção, consolidação da rede de Unidades de AVC e melhores tratamentos e um encaminhamento mais célere através da via verde são alguns dos responsáveis pela redução da mortalidade por AVC no nosso país. Mas “ainda há muito potencial de melhoria a nível nacional”. E “aumentar o número de pessoas com AVC agudo a terem acesso a tratamento específico é de importância crucial”, alerta Maria Teresa Cardoso, coordenadora do Núcleo de Estudos da Doença Vascular Cerebral da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.
In RTP 2 – Sociedade Civil
In RTP 3 – Bom Dia Portugal
In Destak
In Sapo Online
In TSF Online 

Data: 31-03-2017

Mulheres têm mais risco de Doença Vascular Cerebral e pior prognóstico após um AVC
Núcleo de Estudos de Doença Vascular Cerebral da SPMI sublinha cinco particularidades sobre o AVC no feminino Por ocasião do Dia Nacional do Doente com AVC, que se assinala a 31 de março, o Núcleo de Estudos de Doença Vascular Cerebral (NEDVC) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) lembra que há um reconhecimento crescente da importância do género no prognóstico do AVC: a mulher tem um risco de AVC ao longo da vida superior ao do homem e há mais mulheres com Doença Vascular Cerebral devido à sua maior longevidade.
In Notícias ao Minuto
In Impala Online
In Sic Notícias Online
In Correio da Manhã Online
In Destak Online

Data: 31-03-2017

Dia Nacional do Doente com AVC
As mulheres têm maior risco de ter um AVC. O alerta é da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral quando se assinala hoje o Dia Nacional do Doente com AVC. Declarações de Teresa Cardoso, coordenadora do núcleo de estudos da doença vascular cerebral da Sociedade de Medicina Interna.
In TSF – Notícias
In Rádio Comercial – Notícias

Data: 30-03-2017

Mulheres têm mais risco de Doença Vascular Cerebral e pior prognóstico após um AVC – Notícia SPMI
Por ocasião do Dia Nacional do Doente com AVC, que se assinala amanhã, 31 de Março, o Núcleo de Estudos de Doença Vascular Cerebral (NEDVC) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) lembra que há um reconhecimento crescente da importância do género no prognóstico do AVC: a mulher tem um risco de AVC ao longo da vida superior ao do homem e há mais mulheres com Doença Vascular Cerebral devido à sua maior longevidade.
In Diário dos Açores

Data: 30-03-2017

Mulheres têm mais risco de Doença Vascular Cerebral
In JM

Data: 28-02-2017

Doenças Raras em Portugal 
Em Portugal são apenas comercializados 67 medicamentos para estas doenças, os médicos alertam para o défice de cuidados continuados nesta área. Tema para a conversa com a próxima convidada, é Luísa Pereira, médica especialista em Medicina Interna, que nos diz quais são as doenças raras mais comuns em Portugal.
In RTP 3 

Data: 27-02-2017

Faltam cuidados continuados para doenças raras
Portugal tem um grave défice de cuidados continuados para portadores de doenças raras, não havendo uma única unidade estatal. O Núcleo de Estudos de Doenças Raras da Sociedade de Medicina Interna reconhece os avanços que se têm registado no tratamento destas patologias, nomeadamente o ritmo de introdução dos medicamentos, mas lamenta o «grave défice» de cuidados continuados na assistência a estes doentes.
In Diário do Minho 
In JM

Data: 26-02-2017

Dia Mundial das Doenças Raras
A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna lembra que não há resposta de cuidados continuados, para os portadores de doenças raras.
In Renascença – Notícias 

Data: 9/02/2017

Portugal com maior rácio de médicos de famílias mas onde mais se vai ás urgências
In TVI24 Online
In Público Online
In Sapo Online

Data: 9/02/2017

Menos doentes nas urgências e alternativas ao internamento hospitalar
In Atlas da Saúde Online
In Notícias do Nordeste Online
In News Farma Online

Data: 20/01/2017

Idosos com cuidados redobrados devido ao frio
In Tribuna da Madeira

Data: 18/01/2017

Seniores devem ter especiais cuidados nesta época de frio
In Diário de Aveiro – Saúde

Data: 16/01/2017

Acabar com as urgências sobrelotadas 
A gripe põe em evidência um dos problemas das urgências, mas que não é de todo novo. É tempo dela. Mas ainda que, todos os anos, os meses mais frios se façam acompanhar pela gripe, a verdade é que os serviços de saúde nunca parecem completamente preparados.
In Destak Online

Data: 12/01/2017

Hospitais perto do limite 
Luís Campos, presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, traça um cenário de hospitais perto do limite e acrescenta que esta é uma situação crónica que sucessivos governos não têm conseguido resolver.
In Renascença

Data: 09/01/2017

Número de mortos por gripe em Portugal superior ao esperado e ainda é tempo levar a vacina
In Atlântico Expresso

Data: 07/01/2017

As urgências, os hospitais e os internistas
Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna fala das carências. Dona Lourdes (nome fictício) é uma doente de 75 anos que esteve internada no meu serviço, por uma traqueobronquite aguda, com mais 13 problemas de saúde e que teve, no último ano, 20 admissões no serviço de urgência, um internamento, oito consultas no centro de saúde e quatro no hospital.
In Expresso 

Data: 06/1/2017

Pico da gripe 
A poucos dias de atingir o pico da gripe, o INEM alerta para os cuidados a ter devido às baixas temperaturas. Declarações de Luís Campos, Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.
In SIC Notícias – Jornal das Dez 

Data: 06/01/2017

Urgências nos Hospitais Portugueses
Luís Campos, presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna esteve no Diário da Manhã, na TVI e TVI24.
Consulte a entrevista no Canal do Youtube da SPMI

Data:  05/01/2017

Presidente da Sociedade de Medicina Interna diz que portugueses usam urgências como “serviço de conveniência”
Dentro de duas semanas, Portugal poderá atingir o pico da gripe. Nos últimos dias já se fez sentir uma maior afluência de doentes aos serviços hospitalares, provocando em alguns casos o caos nas urgências.
In Expresso Online 

Data: 05/01/2017

Vírus da Gripe em análise 
Entrevista a Luís Campos presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna
In Sic Notícias – Edição da Manhã

Data: 04/01/2017

Artigo de Imprensa – Carta aos Internistas
As palavras deste breve texto dirigem-se a todos os internistas, incluindo internos em formação, homens e mulheres, que se entregam abnegadamente a cuidar dos doentes nos hospitais e que, nesta altura do ano, têm que responder ao massivo aumento de admissões nas urgências e de internamentos, numa sobrecarga que testa os seus limites físicos e psíquicos.
In Jornal Público

Data: 23/12/2016
Dia mundial de luta contra a Sida , Novos desafios em tempos de mudança 

No dia 1 de Dezembro assinalou-se o Dia Mundial de Luta contra a Sida e o Núcleo de Estudos do VIH da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna fez uma reflexão sobre as mudanças que se operaram nas últimas décadas no que ao tratamento e acompanhamento da doença diz respeito.
In Gazeta das Caldas

Data: 22/12/2016
Há falta de internistas nos hospitais nacionais – Notícia SPMI

São os médicos que, nos hospitais, olham para os doentes como um todo. Mas são poucos, alerta médico. Neste momento não há internistas suficientes nos hospitais. A garantia é dada ao Destak por Luís Campos, presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, que aproveita a celebração dos 65 anos de existência desta organização para fazer um balanço.
In Destak Online

Data: 20/12/2016
Sociedade Portuguesa de Medicina Interna celebra 65.º aniversário 

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) comemorou, dia 16 de dezembro, o seu 65.º aniversário. A sessão solene decorreu na Sala dos Actos da NOVA Medical School/Faculdade de Ciências Médicas e reuniu vários especialistas de Medicina Interna.
In Just News Online

Data: 16/12/2016
Sociedade Portuguesa de Medicina Interna faz anos 

Entrevista ao Luís Campos, Presidente da SPMI.
In TSF – Tarde TSF