Medicina Interna na Imprensa

Data: 31-03-2017

Mulheres têm mais risco de Doença Vascular Cerebral e pior prognóstico após um AVC
Núcleo de Estudos de Doença Vascular Cerebral da SPMI sublinha cinco particularidades sobre o AVC no feminino Por ocasião do Dia Nacional do Doente com AVC, que se assinala a 31 de março, o Núcleo de Estudos de Doença Vascular Cerebral (NEDVC) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) lembra que há um reconhecimento crescente da importância do género no prognóstico do AVC: a mulher tem um risco de AVC ao longo da vida superior ao do homem e há mais mulheres com Doença Vascular Cerebral devido à sua maior longevidade.
In Notícias ao Minuto
In Impala Online
In Sic Notícias Online
In Correio da Manhã Online
In Destak Online

Data: 31-03-2017

Dia Nacional do Doente com AVC
As mulheres têm maior risco de ter um AVC. O alerta é da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral quando se assinala hoje o Dia Nacional do Doente com AVC. Declarações de Teresa Cardoso, coordenadora do núcleo de estudos da doença vascular cerebral da Sociedade de Medicina Interna.
In TSF – Notícias
In Rádio Comercial – Notícias

Data: 30-03-2017

Mulheres têm mais risco de Doença Vascular Cerebral e pior prognóstico após um AVC – Notícia SPMI
Por ocasião do Dia Nacional do Doente com AVC, que se assinala amanhã, 31 de Março, o Núcleo de Estudos de Doença Vascular Cerebral (NEDVC) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) lembra que há um reconhecimento crescente da importância do género no prognóstico do AVC: a mulher tem um risco de AVC ao longo da vida superior ao do homem e há mais mulheres com Doença Vascular Cerebral devido à sua maior longevidade.
In Diário dos Açores

Data: 30-03-2017

Mulheres têm mais risco de Doença Vascular Cerebral
In JM

Data: 28-02-2017

Doenças Raras em Portugal 
Em Portugal são apenas comercializados 67 medicamentos para estas doenças, os médicos alertam para o défice de cuidados continuados nesta área. Tema para a conversa com a próxima convidada, é Luísa Pereira, médica especialista em Medicina Interna, que nos diz quais são as doenças raras mais comuns em Portugal.
In RTP 3 

Data: 27-02-2017

Faltam cuidados continuados para doenças raras
Portugal tem um grave défice de cuidados continuados para portadores de doenças raras, não havendo uma única unidade estatal. O Núcleo de Estudos de Doenças Raras da Sociedade de Medicina Interna reconhece os avanços que se têm registado no tratamento destas patologias, nomeadamente o ritmo de introdução dos medicamentos, mas lamenta o «grave défice» de cuidados continuados na assistência a estes doentes.
In Diário do Minho 
In JM

Data: 26-02-2017

Dia Mundial das Doenças Raras
A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna lembra que não há resposta de cuidados continuados, para os portadores de doenças raras.
In Renascença – Notícias 

Data: 9/02/2017

Portugal com maior rácio de médicos de famílias mas onde mais se vai ás urgências
In TVI24 Online
In Público Online
In Sapo Online

Data: 9/02/2017

Menos doentes nas urgências e alternativas ao internamento hospitalar
In Atlas da Saúde Online
In Notícias do Nordeste Online
In News Farma Online

Data: 20/01/2017

Idosos com cuidados redobrados devido ao frio
In Tribuna da Madeira

Data: 18/01/2017

Seniores devem ter especiais cuidados nesta época de frio
In Diário de Aveiro – Saúde

Data: 16/01/2017

Acabar com as urgências sobrelotadas 
A gripe põe em evidência um dos problemas das urgências, mas que não é de todo novo. É tempo dela. Mas ainda que, todos os anos, os meses mais frios se façam acompanhar pela gripe, a verdade é que os serviços de saúde nunca parecem completamente preparados.
In Destak Online

Data: 12/01/2017

Hospitais perto do limite 
Luís Campos, presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, traça um cenário de hospitais perto do limite e acrescenta que esta é uma situação crónica que sucessivos governos não têm conseguido resolver.
In Renascença

Data: 09/01/2017

Número de mortos por gripe em Portugal superior ao esperado e ainda é tempo levar a vacina
In Atlântico Expresso

Data: 07/01/2017

As urgências, os hospitais e os internistas
Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna fala das carências. Dona Lourdes (nome fictício) é uma doente de 75 anos que esteve internada no meu serviço, por uma traqueobronquite aguda, com mais 13 problemas de saúde e que teve, no último ano, 20 admissões no serviço de urgência, um internamento, oito consultas no centro de saúde e quatro no hospital.
In Expresso 

Data: 06/1/2017

Pico da gripe 
A poucos dias de atingir o pico da gripe, o INEM alerta para os cuidados a ter devido às baixas temperaturas. Declarações de Luís Campos, Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.
In SIC Notícias – Jornal das Dez 

Data: 06/01/2017

Urgências nos Hospitais Portugueses
Luís Campos, presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna esteve no Diário da Manhã, na TVI e TVI24.
Consulte a entrevista no Canal do Youtube da SPMI

Data:  05/01/2017

Presidente da Sociedade de Medicina Interna diz que portugueses usam urgências como “serviço de conveniência”
Dentro de duas semanas, Portugal poderá atingir o pico da gripe. Nos últimos dias já se fez sentir uma maior afluência de doentes aos serviços hospitalares, provocando em alguns casos o caos nas urgências.
In Expresso Online 

Data: 05/01/2017

Vírus da Gripe em análise 
Entrevista a Luís Campos presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna
In Sic Notícias – Edição da Manhã

Data: 04/01/2017

Artigo de Imprensa – Carta aos Internistas
As palavras deste breve texto dirigem-se a todos os internistas, incluindo internos em formação, homens e mulheres, que se entregam abnegadamente a cuidar dos doentes nos hospitais e que, nesta altura do ano, têm que responder ao massivo aumento de admissões nas urgências e de internamentos, numa sobrecarga que testa os seus limites físicos e psíquicos.
In Jornal Público

Data: 23/12/2016
Dia mundial de luta contra a Sida , Novos desafios em tempos de mudança 

No dia 1 de Dezembro assinalou-se o Dia Mundial de Luta contra a Sida e o Núcleo de Estudos do VIH da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna fez uma reflexão sobre as mudanças que se operaram nas últimas décadas no que ao tratamento e acompanhamento da doença diz respeito.
In Gazeta das Caldas

Data: 22/12/2016
Há falta de internistas nos hospitais nacionais – Notícia SPMI

São os médicos que, nos hospitais, olham para os doentes como um todo. Mas são poucos, alerta médico. Neste momento não há internistas suficientes nos hospitais. A garantia é dada ao Destak por Luís Campos, presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, que aproveita a celebração dos 65 anos de existência desta organização para fazer um balanço.
In Destak Online

Data: 20/12/2016
Sociedade Portuguesa de Medicina Interna celebra 65.º aniversário 

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) comemorou, dia 16 de dezembro, o seu 65.º aniversário. A sessão solene decorreu na Sala dos Actos da NOVA Medical School/Faculdade de Ciências Médicas e reuniu vários especialistas de Medicina Interna.
In Just News Online

Data: 16/12/2016
Sociedade Portuguesa de Medicina Interna faz anos 

Entrevista ao Luís Campos, Presidente da SPMI.
In TSF – Tarde TSF