SPMI dá as boas-vindas aos novos internos da especialidade

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (MI) realizou, no fim de semana de 11 e 12 de janeiro, o seu evento anual de receção aos jovens médicos, que estão a iniciar o seu internato de formação específica. “Esta iniciativa teve como objetivo dar a conhecer a SPMI, mostrar o que esta sociedade científica pode fazer pelos internos e pela Medicina Interna e transmitir-lhes uma imagem de grupo e de esperança sobre a especialidade”, afirma Luís Duarte Costa, vice-presidente da SPMI.

O evento teve início, na manhã de sábado, com uma sessão de boas-vindas. Luís Duarte Costa focou o tema da formação, dizendo tratar-se de uma das áreas em que a sociedade muito tem investido e fazendo referência aos núcleos de estudo e aos muitos cursos já certificados pela DGERT.

O internista mencionou a importância da atualização contínua, com a participação em reuniões de núcleo e no Congresso Nacional de Medicina Interna; ou com um possível intercâmbio com os internistas de todo o país e do estrangeiro, através das parcerias da SPMI com a Sociedade Espanhola de Medicina Interna e com a Federação Europeia de Medicina Interna.

Abordou também o trabalho que é feito pela sociedade em termos de promoção e defesa da especialidade, através do marketing institucional e de campanhas de publicidade.

E salientou: “Há muito de bom na Medicina Interna, como o trabalho de equipa e o de investigação, que é muito estimulante. É muito importante que tenham orgulho na especialidade que escolheram.”

De seguida, durante a sua intervenção, Carlos Monteverde, representante do Colégio da Especialidade da Medicina Interna da Ordem dos Médicos (OM), recordou a história da Medicina Interna, falou das funções deste órgão consultivo da OM, da importância do currículo profissional e, por fim, da avaliação final do internato da especialidade. E terminou, dizendo: “Mantenham a vossa forma de estar, mas respeitem as hierarquias.”

“Participação e entusiasmo”: importantes para o crescimento da SPMI

Nuno Bernardino Vieira, coordenador do NEForMI, começou por dar as boas-vindas aos cerca de 80 internos presentes na sala e passou a apresentar o núcleo e as suas mais-valias. “O NEForMI tem como objetivo possibilitar espaços de formação certificada em qualidade, a internos e a especialistas”, referiu.

E apelou à participação, sobretudo, em duas iniciativas pensadas para os mais jovens: a Escola de Verão, “um espaço reconhecido para formação dos internos, em que se privilegia a troca de experiências e o convívio”; e o CAMI – Curso de Atualização em Medicina Interna. “A vossa participação e o vosso entusiasmo são fundamentais para que a sociedade continue a crescer”, concluiu.

Como não podia deixar de ser, também António Grilo Novais e José Sousa, membros do Núcleo de Internos de Medicina Interna (NIMI), deram as boas-vindas aos colegas que estão a iniciar a sua caminhada nesta especialidade.

Os jovens começaram por apresentar os elementos do NIMI e por fazer uma exposição das atividades que desenvolvem e dos cursos que organizam. Aproveitaram a ocasião para informar que, este ano, o ENIMI – Encontro Nacional de Internos de Medicina Interna vai realizar-se a 16 e 17 de outubro. “Bem-vindos à Medicina Interna. Sintam-se à vontade para nos contactarem sempre que precisarem”, terminaram.

O evento anual de receção aos internos prolongou-se durante todo o dia de sábado e a manhã de domingo, com a realização de sessões científicas, subordinadas a temas variados.

13/01/2020