SPMI e APAH editam livro sobre Cuidados de Saúde de Proximidade

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) e a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) celebraram hoje, sábado, dia 13 de novembro, um momento de especial alegria com o lançamento do livro “Cuidados de Saúde de Proximidade – Um Roteiro para a Humanização e Integração”.

«Uma das coisas que este livro pretende é pôr o dedo na ferida, e lembrar que as coisas têm de mudar no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A Saúde Pública, os Cuidados Primários e os Cuidados Hospitalares correm em linhas paralelas que não se cruzam, e isso é algo que não pode acontecer. Tem de haver vontade política de querer mudar as coisas»», afirmou o presidente cessante da SPMI João Araújo Correia.

Resultante de uma parceria entre as duas organizações, o livro apresenta uma compilação de artigos assinados por individualidades do setor da saúde em Portugal, entre outras, Xavier Barreto, Vogal da Direção da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH); José Presa, presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF); José Delgado Alves, especialista de Medicina Interna e Farmacologia Clínica, e diretor da Unidade de Doenças Imunomediadas Sistémicas, do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, Amadora.

Presente na sessão de lançamento, Alexandre Lourenço, presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), destacou a importância da parceria estabelecida com a SPMI, na construção de um Sistema de Saúde  multidisciplinar competente em Portugal.

«Em conjunto conseguimos perceber que é necessário encontrar estratégias que deem resposta ás necessidades atuais duma população envelhecida e doente», disse Alexandre Lourenço, durante a sessão de lançamento do livro, que se realizou no Hotel MH, em Peniche.

Com coordenação de João Araújo Correia (Presidente cessante da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI)) e de Delfim Rodrigues (Coordenador do Programa Nacional de Implementação das Unidades de Hospitalização Domiciliária nos Hospitais do SNS e Vice-Presidente da APAH), o livro aborda temas como prestação de cuidados, tecnologias e transformação digital, contratos públicos ou ensaios clínicos.

«Este é um livro que resulta de uma parceria entre áreas de governação clínica e áreas de governação dos hospitais no sentido de encontrar um caminho que é comum: tratar do doente e das famílias. É um guia que traz formas inovadoras de gestão, privilegiando a proximidade entre profissionais de saúde, famílias e doentes», destacou Delfim Rodrigues.

Coordenadora técnica da APAH, Alexandra Santos defendeu, por sua vez, que este «é um livro que é um símbolo da necessidade da medicina de proximidade, da importância de se descentralizar e replicar boas práticas espelhando bons exemplos pelo país e junto das equipas multidisciplinares».

(13/11/2021)