“O ‘Guia de Consultas de Risco Vascular da Medicina Interna’ permite criar uma rede de contactos muito útil para os doentes”
O Núcleo de Estudos de Riscos e Prevenção Vascular da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) está a realizar hoje, dia 11 de dezembro, no Hotel Vila Galé, na Ericeira, a sua 3ª Reunião Anual.
Com o objetivo de partilhar atualizações científicas, debater ideias e refletir sobre questões relacionadas com o risco vascular, médicos internistas marcam presença no encontro científico.
“O nosso núcleo é ainda pequeno, esta é a terceira reunião anual, mas estamos a crescer”, destacou, Francisco Araújo, Coordenador do NEPRV da Sociedade de Medicina Interna, na sessão de abertura. “Espero que, no final da reunião, possamos todos sair daqui com alma cheia e com muitos conhecimentos novos”.
“Esta é uma reunião diferente porque conseguimos abarcar várias áreas do Risco Vascular. É importante promover a discussão interpares, algo que às vezes não temos tempo para o fazer no nosso dia a dia”, afirmou por sua vez Vitória Cunha, Presidente da 3ª Reunião Anual/ HotTopics 2021.
Apresentando como objetivos principais “consolidar a reunião de Hot Topics como a reunião que reúne tudo o que de facto é importante nas diversas áreas do risco vascular”, o arranque da terceira reunião anual ficou marcado pela sessão “Hot Topics Lípidos”, protagonizada pela palestrante Lale Tokgozoglu (virtual), seguindo-se a sessão “Hot topics Diabetes Mellitus”, com moderação de Estevão Pape e ministrada pela médica internista Rita Nortadas.
O tema Hipertensão Arterial – um problema de saúde que afeta cerca de 40% da população, em Portugal – esteve também em destaque pela voz de Vítor Paixão Dias, antigo Presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão. Entre o painel de palestrantes convidados, o médico internista Pedro Moraes Sarmento protagonizou, por seu turno, uma reflexão sobre Insuficiência cardíaca.
Cardiopatia isquémica, Fibrilhação Auricular, Acidente Vascular Cerebral, Tromboembolismo Venoso foram outros dos assuntos relacionados com Prevenção e Risco Vascular, que estiveram em destaque.
A 3ª Reunião Anual do NEPRV ficou ainda marcado pelo lançamento do “Guia de Consultas de Risco Vascular da Medicina Interna em Portugal”, que permitirá “criar uma rede de contactos muito útil para os doentes, para referenciação inter-pares e para a criação de uma rede que permita iniciativas comuns de organização das consultas ou a realização de estudos e projetos conjuntos”, frisou ainda Francisco Araújo.
Pela primeira vez, foi assinalada entrega de prémios aos melhores posters. “Tivemos mais de 50 propostas, o que nos deixa muito satisfeitos pela forma como foi recebido este desafio. Os três melhores trabalhos serão incluídos no Yearbook Risco Vascular do próximo ano”, concluiu ainda Francisco Araújo, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (2013-2021).
As doenças cardiovasculares (DCV) continuam a ser a principal causa de morte em Portugal.
(11/12/2021)