NEMPal quer médicos a pensar “out of the box”

A Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, na cidade do Porto, acolheu, no sábado, 19 de março, as IV Jornadas do Núcleo de Estudos Medicina Paliativa (NEMPal) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna. As terapias alternativas nos cuidados paliativos foram o mote da reunião que pretendeu melhorar o conhecimento dos seus profissionais em prole dos doentes.

As reuniões científicas estão associadas às terapias convencionais, mas a coordenadora do NEMPal, Elga Freire, acredita que há muitas possibilidades por explorar, justificando por isso a pertinência do tema “out of the box” – fora da caixa em português – para as IV Jornadas do seu núcleo. “Faz falta a todos os profissionais de saúde, a nós médicos, e muito especialmente em cuidados paliativos, mas isto é transversal a toda a medicina. Os congressos e as reuniões científicas habitualmente não abordam estes temas e claro que estas terapias “out of the box”, não convencionais, complementares, são importantes associadas a todas as outras terapias que todos conhecemos”, começou por explicar a Internista do Centro Hospitalar Universitário do Porto.

As terapias alternativas estão também a ser cada vez mais pedidas pelos doentes, pelo que faz falta que os médicos acompanhem essa tendência. “Os nossos doentes procuram-nas por isso é bom que nós pelo menos saibamos o que são para podermos ter uma opinião. Achamos uma mais valia para aquilo que pretendemos, melhorar o conhecimento para melhor tratar os nossos doentes e os cuidadores dos nossos doentes”, completou Elga Freire.

Vasco Barreto, em representação da SPMI, destacou a abertura e a vitalidade que as jornadas do NEMPal apresentaram: “estas já são as quartas jornadas no NEMPAL que é um sinal de vitalidade do núcleo e têm o extra interessante de nos colocar em contacto com áreas menos convencionais da prestação de cuidados, as chamadas “out of the box” que penso que é um aspeto muito curioso de abertura à multidisciplinariedade e de abordagens diferentes”.

As IV Jornadas do NEMPal, que se realizaram em formato híbrido, contaram com 180 participantes, divididos entre as presenças na Fundação Dr. António Cupertino Miranda e as presenças online, um número recorde de participação.

(19/03/2022)