Internista Alberto Mello e Silva vai presidir ao 86.º Congresso da EAS

O Centro de Congressos de Lisboa vai acolher o 86.º Congresso da Sociedade Europeia de Aterosclerose (EAS), entre os dias 5 e 8 de maio de 2018, e caberá ao internista Alberto Mello e Silva presidir o evento.

A reunião europeia é organizada pela EAS em parceria com a Sociedade Portuguesa de Aterosclerose (SPA) e o especialista em Medicina Interna e diretor do serviço de Medicina Interna II do Hospital Egas Moniz revela que durante o encontro serão apresentadas e debatidas as últimas pesquisas sobre os mecanismos de diagnóstico e tratamento da aterosclerose e das doenças vasculares relacionadas. O programa científico é composto por seminários, conferências e workshops e conta já com a confirmação de vários especialistas mundiais.

Alberto Mello e Silva destaca que foi feito um esforço, tal como nas edições anteriores, para aproximar os clínicos da EAS, “numa simbiose entre as ciências básicas e a prática clínica, com destaque para Medicina Interna, Cardiologia e Endocrinologia, sem esquecer a MGF”.

Quanto à estrutura do congresso, o antigo presidente da SPA destaca a participação de alguns dos mais reputados especialistas internacionais, nomeadamente Peter Libby, numa apresentação sobre a inflamação e a terapêutica antiinflamatória na aterosclerose, Marta-Riitta Taskinen, que abordará o tema do metabolismo lipoproteico e a sua importância na doença aterogénica, e ainda a presença do Professor Salim Yusuf, que vai abordar os fatores de risco e preditores para a doença cardiovascular, e Valentin Fuster.

Alberto Mello e Silva considera também que a realização do congresso europeu em Lisboa é a oportunidade de mostrar o trabalho que tem sido feito pelo nosso país nesta área e reitera a honra de presidir ao evento.

“Tenho um enorme gosto em presidir ao congresso juntamente com outros colegas que, em parceria com a EAS, poderá dar mais visibilidade ao que se faz no nosso país nesta área”, termina.

(27/04/2018)