Curso Básico de Medicina Intensiva
A sede da SPMI acolheu, de 4 a 6 de abril, o Curso Básico de Medicina Intensa (CbaMI), promovido pelo NEFMI (Núcleo de Estudos de Formação em Medicina Interna).
Na maioria dos serviços de urgência a nível nacional, são os Internistas que, em primeira instância, assumem a responsabilidade por todas as decisões referentes aos doentes críticos no serviço de urgência.
A frequência de um curso em Medicina Intensiva é de particular importância para aquele que, continua a ser, o pilar da orientação inicial do doente crítico que chega ao hospital pelo serviço de urgência, o Internista.
O CbaMI teve 22 formandos, que durante 2 dias e meio tiveram a oportunidade de atualizar conhecimentos e de treinar competências técnicas, na abordagem do doente crítico com que se deparam no dia a dia, em ambiente de urgência, nas urgências que fazem nas unidades de cuidados intensivos e, enquanto internos de formação especifica, no estágio de Medicina Intensiva.
De forma a atingir estes objetivos, o curso teve 2 vertentes formativas: sessões teóricas e sessões teórico-práticas. O aproveitamento implica: assiduidade de 100%; pelo menos 10 (20) valores em três ou mais dos 6 pontos de avaliação nas sessões teórico-práticas; e teste teórico com classificação superior a 15 (20) valores.
A equipa do CbaMI espera ter correspondido às expetativas dos formandos e constituir uma opção válida de formação/atualização em Medicina Intensiva para os Internistas.