Coordenadores dos Núcleos de Estudo da SPMI reúnem-se

A Reunião de Coordenadores dos Núcleos de Estudo da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna realizou-se, em Lisboa, no passado dia 25 de setembro. O objetivo foi a partilha das atividades realizadas por cada um dos núcleos desta sociedade científica e a discussão do plano para 2021/2022.

Durante a sua intervenção, no decorrer da sessão de abertura, João Araújo Correia, presidente da SPMI, lembra que esta seria a última Reunião de Coordenadores de Núcleos a que preside, uma vez que a Sociedade tinha já um presidente eleito, a Profª Lélita Santos, que será empossada a 5 de outubro, no 27.º Congresso Nacional de Medicina Interna.

“Dado o prolongamento do mandato, ditado pelo adiamento do Congresso para outubro, a que a pandemia nos obrigou, esta é a 4.ª Reunião de Coordenadores a que assisto, com muito gosto, porque nela vejo uma grande utilidade. Este é o Fórum adequado para os Núcleos de Estudo (NE) nos darem conta das suas realizações, e obterem o apoio da Direção da SPMI para os seus projetos do ano seguinte”, afirmou João Araújo Correia.

O presidente da SPMI considera que esta iniciativa é uma forma dos NE se compreenderem melhor e terem consciência de que todos são importantes. E salienta: “Há NE com mais facilidade na obtenção de apoios do que outros, sendo necessário conseguir um equilíbrio solidário.”

É com admiração pelo trabalho desenvolvido pelos membros dos Núcleos que João Araújo Correia refere que, apesar ano pandémico de 2020 e de todas as consequências que esta trouxe para a vida da SPMI e dos Núcleos, a prestação dos NE foi fantástica, uma vez que conseguiram reinventar as suas formações já agendadas. “Converteram-nas em webinares ou cursos online, além de publicarem linhas de orientação para os seus doentes específicos!”

“Não se esqueçam de que a função primordial dos Núcleos é fazer ciência, através de guidelines, participação em NOC, publicação de artigos científicos, entre outros, e, nessa função, é muito importante que possam produzir pelo menos um curso de e-learning, aproveitando a plataforma que já adquirimos e que está ao vosso dispor”, recorda, observando: “A vossa colaboração no Centro de Formação com o FORMI, com certificação DGERT, tem sido excelente, mas devemos aspirar ainda por mais e melhor.”

Dito isto, João Araújo Correia refere que, em 2020, foi dado “um passo gigante” para a saúde financeira da SPMI: “Deixamos de estar apenas dependentes dos resultados dos Congressos Nacionais. Com a internalização de muitos serviços, o Centro de Formação passou a ser também uma fonte de receita e a formação depende da atividade e do empenho dos NE.”

O internista alerta os colegas para a importância da participação de cada um na Festa da Saúde, lamentando não ter sido possível a sua realização em 2020 e em 2021. Contudo, lembra que está já agendada para julho de 2022. “Os NE são essenciais e devem organizar-se para manterem a sua ´barraquinha´ animada no sábado e domingo.”

João Araújo Pereira lembra ainda que os coordenadores dos NE são convidados de honra da SPMI para marcarem presença na Academia das Ciências de Lisboa, a 14 de dezembro de 2021, para a Sessão Comemorativa dos 70 anos da nossa SPMI.

Por fim, o presidente da SPMI pede aos presentes que informem a Sociedade acerca das eleições de cada Núcleo, o tempo de mandato do coordenador atual e, “muito importante” que entreguem uma proposta de critérios de certificação para cada área especifica.

(27/09/2021)