Convite Estudo FAMINT

Caros colegas,

O Núcleo de Estudos de Prevenção e Risco Vascular (NEPRV) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) pretende convidar os internistas de todo o país a participar num estudo que pretende caracterizar a Fibrilhação Auricular (FA) nos serviços de internamento de Medicina Interna.

Sabemos que a FA é a disrritmia mais prevalente nos serviços de medicina e está associada a comorbilidades e eventos cardio e cerebrovasculares, também estes com impacto significativo no internamento. A prevalência da FA em Portugal foi avaliada no estudo FAMA publicado em 2010 que estudou 10.477 indivíduos e estimou uma prevalência de 2,5%, um terço destes com diagnóstico prévio desconhecido e menos de 40% sob anticoagulação. Ao fim de tantos anos, podemos afirmar que a realidade sobre a FA no internamento em Portugal continua por esclarecer, em particular pelo aumento da prevalência das doenças cardíacas crónicas e do impacto da doença cardiovascular na morbi-mortalidade a que temos assistido.

O estudo a que vos convidamos a participar designa-se de FAMINT (Fibrilhação Auricular na enfermaria de Medicina Interna) e pretende recolher dados sobre as características da população internada nos serviços de Medicina Interna em Portugal, com avaliação das características demográficas e sociais dos indivíduos, e relativamente à FA não só o tipo e tempo de evolução, mas também complicações, risco e estratégias terapêuticas, para além das características gerais acerca do internamento.

Pretende-se realizar um estudo observacional descritivo multicêntrico, sem interferência na prática clínica e sem custos para as instituições. Os dados ficarão no final disponíveis para os participantes, e após a publicação dos mesmos pelo NEPRV, com a óbvia co-autoria de todos os participantes/centros, poderão ser usados por cada centro no sentido que entenderem.

Gostaríamos desde já recolher os contactos dos colegas e serviços interessados em participar no FAMINT, e para tal solicitamos o preenchimento do questionário a baixo até dia 15 de Abril 2024 (o prazo é curto dado que só implica mesmo que demonstrem o interesse em participar; depois será enviada a informação necessária a submeter às comissões de ética locais conforme necessidade, pois sabemos que é um processo moroso):

Obrigada desde já pela atenção, e se for o caso, pelo interesse demonstrado.

Cumprimentos,

Vitória Cunha
Coordenadora do NEPRV (vitoria.cunha@ulsas.min-saude.pt)

 

Participe preenchendo o formulário em baixo:

NEPRV - Convite Estudo FAMINT

Autorizo o tratamento dos meus dados pessoais constantes do formulário que preenchi, no respeito da lei em vigor, tendo em vista as finalidades descritas no Estudo - FAMINT 2024 do NEPRV