16.º Encontro NIMI: reunião com balanço “extremamente positivo”

O 16.º Encontro do Núcleo de Internos de Medicina Interna (NIMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) decorreu no passado dia 30 de junho, em Viana do Castelo.

Ana Rita Ramalho, coordenadora do NIMI, e Carlos Rego Gonçalves, presidente do Encontro, fizeram um balanço “extremamente positivo”, revelando que foram entregues mais de 200 abstracts e realizadas mais de 100 inscrições, números superiores às edições passadas e que refletem o crescimento que a reunião tem vindo a ter junto dos internos de Medicina Interna.

“Sendo um Encontro de e para internos de Medicina Interna, apresenta uma enorme importância. Tínhamos dois objetivos: fomentar a aquisição de competências técnico-científicas, através de um programa construído de e para internos de Medicina Interna, e promover o contacto entre jovens internistas de todo o país, o que é de extrema importância na criação de pontes entre os mesmos. Nesta edição tivemos ainda o objetivo de apoiar e colaborar com a Festa da Saúde”, explicaram os especialistas.

O 16.º Encontro do NIMI, subordinado ao tema “Everyting, all at once”, “acaba por ser como que uma metáfora daquele que é um sentimento frequentemente comum ao interno de Medicina Interna”, começaram por explicar, acrescentando ser o reflexo da complexidade dos doentes e da doença, sendo essa mesma complexidade que torna a especialidade tão atraente e entusiasmante, que acarreta um importante desafio para o jovem internista.

“Procurámos, por um lado, facilitar o trabalho de um interno ao dedicar uma sessão a aspetos práticos acerca do nosso internato, e, por outro lado, quisemos debater algumas das áreas às quais a Medicina Interna se dedica, e que acabam por ser patologias frequentes no nosso dia a dia”, afirmaram.

Focando-se especificamente na importância de existir um núcleo exclusivamente dedicado aos internos de Medicina Interna, Ana Rita Ramalho e Carlos Rego Gonçalves são da opinião de que a relevância do NIMI passa pela “promoção de uma importante ligação entre a SPMI, os restantes núcleos e os internos de Medicina Interna, nomeadamente através dos representantes locais, que são um elo de extrema importância desta ponte. Da criação destas sinergias resultam iniciativas como o ENIMI e a Tarde do Jovem Internista, espaços dedicados aos internos de Medicina Interna, e que pretendem ser espaços de debate”.

Questionadas acerca das expectativas em relação ao 16.º Encontro, revelaram que “em muitos aspetos superou as expectativas e, por isso, não podíamos deixar de agradecer às comissões científica e organizadora, pela disponibilidade e dedicação, assim como à SPMI pelo apoio. Um último agradecimento aos nossos colegas que decidiram passar a última sexta-feira connosco. Esperemos ter correspondido às expectativas!”.

(05/07/2023)