SPMI e APMGF reúnem para estabelecer áreas de ação comuns
A direção da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) e da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) reuniram-se no último fim de semana para encontrarem posições comuns em temas que consideram relevantes para a Saúde em Portugal.
Na reunião, que decorreu no Porto, representantes das duas direções chegaram a acordo relativamente a alguns pontos, que vão agora ser submetidos a ratificação pelas direções de cada uma das organizações. Entre esses pontos destaca-se o aumento da cooperação na área da formação, o incremento da referenciação entre as duas especialidades, a melhoria da partilha de informação entre hospitais e centros de saúde, a necessidade de promover cuidados integrados entre hospitais e centros de saúde e de uma maior integração entre a saúde e a assistência social.
Também foi acordada uma maior cooperação na área da prevenção e promoção da saúde, assim como as duas entidades se comprometeram a estimular a procura conjunta de soluções em problemas atuais que preocupam as duas especialidades, como seja a resposta aos doentes agudos, o sobrediagnóstico, o sobretratamento e as consequências para a saúde do aquecimento global.
Os representantes das direções da SPMI e da APMGF acertaram posições conjuntas relativamente à necessidade de aumentar a atratibilidade das duas especialidades para os jovens licenciados, de melhorar a formação na área da comunicação, na defesa da participação das duas especialidades nas equipas de elaboração de todas as Normas de Orientação Clínicas que lhes dizem respeito e na definição de estratégias de implementação, assim como o compromisso de assumir uma posição conjunta contra a criação de novas especialidades.
Foi também abordada a criação de um fundo comum de promoção de bolsas para projetos de investigação que envolvam internistas e médicos de família na área da multimorbilidade.
A cooperação formal entre a SPMI e a APMGF ficou ainda firmada pelo compromisso de assinar um protocolo de cooperação na sequência desta cimeira e de a repetir de forma regular.