NEPRV realiza primeira reunião científica de “Hot Topics” em Risco Vascular

O Núcleo de Estudos de Prevenção e Risco Vascular (NEPRV) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) realizou no passado fim de semana, na Ericeira, a sua primeira reunião anual, com o contributo de várias especialidades médicas interessadas nesta vasta área do conhecimento.

Depois de elogiar a dedicação do grupo que promoveu esta reunião inaugural, Francisco Araújo valorizou esta visão abrangente do evento.

“Esta é uma reunião nacional que pretendemos que não seja fechada à Medicina Interna. Não devemos fechar-nos no nosso casulo, mas antes expandir-nos congregando Colegas de MGF, Cardiologia, Endocrinologia, Medicina Interna, para podermos ser mais úteis aos nossos doentes” afirmou o coordenador do NEPRV.

João Araújo Correia, presidente da SPMI, recordou que há cerca de três anos a SPMI começou a dar os primeiros passos na área da prevenção da doença e promoção da saúde, com a realização da Festa da Saúde, que já passou por Lisboa, Porto e Viseu, e que em 2020 será acolhida pela cidade de Aveiro.

Comissão organizadora da primeira reunião anual do NEPRV com o seu coordenador, Francisco Araújo, e o presidente da SPMI, João Araújo Correia

Sobre o papel dos internistas no tratamento das doenças cardiovasculares, o presidente da SPMI frisou que “o reconhecimento, por parte da população, dos internistas como tendo especial competência para o aconselhamento de hábitos de vida saudáveis é um objetivo da direção da SPMI”.

“Para a Medicina Interna, a HTA, o AVC, a dislipidemia, a diabetes, a cardiopatia isquémica, a insuficiência cardíaca, o tromboembolismo e a fibrilação auricular são sempre temas relevantes. Estão no top 10 das nossas enfermarias e a forma como as tratamos define a qualidade da nossa atividade como internistas”, sublinhou o presidente da SPMI, deixando ainda a sugestão de que os serviços de Medicina Interna promovam auditorias sistemáticas nestas patologias, “que são a melhor forma de elevar a qualidade assistencial prestada”, concluiu.

A terminar a sessão de abertura, Diogo Cruz, Subdiretor Geral da Saúde, considerou que, dada a muita informação que todos os dias é publicada sobre a temática, “de facto é importante este tipo de reunião de forma a promover uma sistematização desse conhecimento”.

“É importante também louvar a visão da SPMI e deste núcleo de que este não é um evento fechado a uma especialidade. O risco cardiovascular é a primeira causa de morte em Portugal, uma temática transversal a muitas especialidades, e portanto faz todo o sentido tratar este tema com recurso a uma visão abrangente”, terminou Diogo Cruz.

Sob o ponto de vista científico, esta primeira reunião do NEPRV foi muito válida e inovadora, tendo sido chamados especialistas reconhecidos como grandes autoridades em cada assunto versado. A cada um deles era permitido a escolha de dois artigos de 2019 que considerassem fundamentais ser conhecidos, criticando-os com mestria e estimulando a discussão brilhante da assistência.

Nesta reunião foi já anunciada a data da reunião do próximo ano, que tem data marcada para 12 de dezembro e se realizará novamente na Ericeira.

(09/12/2019)