João Gorjão Clara considera urgente «dedicarmo-nos mais à assistência aos idosos»
No final do 12.º Congresso Internacional da EUGMS, que decorreu em Lisboa, o especialista em Geriatria João Gorjão Clara resumiu a principal mensagem deixada pelos participantes: “É preciso dedicarmo-nos mais à assistência aos idosos.”
O presidente da Comissão Organizadora Local do 12.º Congresso Internacional da European Union Geriatric Medicine Society (EUGMS) disse à Just News que “é preciso estarmos atentos aos grandes avanços que melhoram a mobilidade e a qualidade de vida dos doentes geriátricos”.
Contando com a participação de mais de 1500 congressistas de 55 países, João Gorjão Clara apontou o “grande sucesso deste evento, que decorreu, pela primeira vez, em Portugal”. Para o especialista, foi importante ver “salas cheias de pessoas para ouvirem falar sobre os mais variados temas, como a evolução na área das novas tecnologias, que permitem otimizar, e muito, a mobilidade e funcionalidade dos doentes geriátricos”.
Outro aspeto relevante foi, segundo o médico, a carta enviada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e lida na sessão de abertura: “Assumiu que Portugal tem de se dedicar mais à assistência aos idosos, além de ter mostrado aos portugueses que a Geriatria também já marca pontos na área política.”
João Gorjão Clara destacou ainda a qualidade dos vários trabalhos apresentados. Aliás, no final da reunião, foram entregues prémios aos melhores posters e comunicaçöes orais, por Anathase Benetos, diretor do Academic Board da EUGMS.
Além de um resumo das temáticas abordadas no Congresso, apresentado por três alunos – Matteo Tosato, Thomas Jackson e Aline Corvol –, foi apresentada a edição de 2017, que terá lugar em Nice (França), entre 20 e 22 de setembro, com o tema central “Desenvolvimento de ações de prevenção em Geriatria”.
(13/10/2016)