Inquérito aos Serviços de MI em Portugal dia 18 de Fevereiro de 2020

Resultados no dia 18 de Fevereiro de 2020

A Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH) teve em 2018 a iniciativa de criar o Barómetro dos Internamentos Sociais (BIS), que teve o mérito de chamar a atenção para a grande dimensão de um problema, que ameaça a qualidade da resposta do Sistema Nacional de Saúde (SNS). Nesse estudo, pudemos saber que havia cerca de 1000 camas ocupadas por doentes com Alta Clínica, isto é, a aguardar colocação na Rede Nacional de Cuidados Continuados ou Paliativos (RNCC) e para institucionalização em Lar da Segurança Social. Mais de 50% desses internamentos indevidos eram em Serviços de Medicina Interna. Em 2019 a SPMI empenhou-se fortemente nesta colaboração, e os dados recolhidos demonstraram agravamento desta situação, principalmente no tempo de espera pelos lares da Segurança Social.

A SPMI , através dos Diretores dos Serviços de MI e dos Internos de MI, enquadrados no NIMI, volta a ser parceira da APAH na nova recolha de dados marcada para o dia 18 de Fevereiro de 2020, aproveitando para no mesmo dia saber o número de camas extra sob a responsabilidade da Medicina Interna, para além da lotação base dos Serviços. Para isso, responda em baixo a um curto inquérito, sempre referido ao dia 18 de Fevereiro de 2020.

Agradeço-vos toda a colaboração neste estudo, que asseguro irá ter forte repercussão política e nos meios de comunicação.

João Araújo Correia

(Presidente da SPMI)

Inquérito aos Serviços de MI em Portugal dia 18 de Fevereiro de 2020
( A taxa de ocupação refere-se apenas á lotação base do Serviço e deverá rondar os 100%. Não se refere ás camas fora do Serviço de Medicina )
(os serviços que não têm coloque o numero zero).

X