Especialistas e Internos de Medicina Interna na COVID-19
Inquérito aos Diretores de Serviço referido ao dia 29 de Abril de 2020
Caros Diretores dos Serviços de Medicina Interna,
A pandemia COVID-19 é o maior desafio que o nosso SNS alguma vez teve de enfrentar. Os hospitais tiveram de se reinventar, para reencontrarem novos espaços de internamento para doentes COVID. Em pouco tempo, varias centenas destes doentes puderam ser internados nos hospitais portugueses, em enfermarias condignas, com qualidade assistencial garantida.
Não tenho dúvidas, que o trabalho abnegado dos Internistas e dos Internos de Especialidade de Medicina Interna, tem sido fundamental para que tenhamos conseguido até agora um controle relativo da COVID-19 em Portugal.
Acresce o facto, de que os doentes com pior prognóstico da COVID-19, são os idosos com múltiplas patologias, nomeadamente com doenças respiratórias ou cardiovasculares, que são os doentes típicos da Medicina Interna. Mas, seria muito importante que, para além das nossas convicções, pudéssemos afirmar o nosso trabalho na pandemia COVID-19, com a eloquência inigualável que os números têm.
Por isso, venho pedir-vos que respondam a um inquérito muito simples, mas que permitirá avaliar o envolvimento dos Especialistas e Internos do seu Serviço na pandemia COVID-19, referido ao dia 29 de Abril de 2020.
Se hoje é importante ficarmos a conhecer estes dados, tenho a certeza de que serão ainda mais no futuro. A Medicina Interna, não precisa de procurar os holofotes dos media, mas não pode deixar de reivindicar um trabalho que, em grande parte, foi seu.
Um Abraço, com o orgulho de ser Internista!
João Araújo Correia
(Presidente da SPMI)
Nota: Agradecemos as vossas respostas até dia 6 de Maio de 2020