Inquérito aos Diretores de Serviço referido ao dia 18 de Novembro de 2020

Especialistas e Internos de Medicina Interna na COVID-19

Inquérito aos Diretores de Serviço referido ao dia 18 de Novembro de 2020

Caros Diretores dos Serviços de Medicina Interna,

A pandemia COVID-19 é o maior desafio que o nosso SNS alguma vez teve de enfrentar. Os hospitais tiveram de se reinventar, para reencontrarem novos espaços de internamento para doentes COVID. Em pouco tempo, várias centenas destes doentes puderam ser internados nos hospitais portugueses, em enfermarias condignas, com qualidade assistencial garantida.

Não tenho dúvidas, que o trabalho abnegado dos Internistas e dos Internos de Especialidade de Medicina Interna, foi fundamental para que tenhamos conseguido vencer a primeira vaga da COVID-19 em Portugal. Mas, para além das nossas convicções, pudemos afirmar o nosso papel no primeiro surto pandémico, com a eloquência inigualável que os números têm, através do Inquérito da SPMI aos Diretores de Serviço, de 29 de Abril de 2020. Com a resposta obtida de cerca de 80% dos Diretores de Serviço de MI, comprovamos o envolvimento direto no tratamento dos doentes COVID de 575 Especialistas e Internos de MI, apesar dos Serviços manterem cerca de 90% dos Internamentos Não COVID.

A 2ª vaga da pandemia parece ainda mais brutal e prolongada. É preciso conhecer a realidade desta vez, para memória futura e podermos reivindicar este trabalho, realizado em grande parte pela MI.

Por isso, venho pedir-vos um pouco do vosso tempo para responderem a um inquérito muito simples, disponível em baixo, referido ao dia 18 de Novembro de 2020. Conto convosco! Estes dados serão muito importantes para afirmar o papel central dos Especialistas e Internos do seu Serviço, na resposta estruturada e competente á COVID-19

Um Abraço, com o orgulho de ser Internista!

João Araújo Correia

(Presidente da SPMI)

Nota: Agradecemos as vossas respostas até ao dia 25 de Novembro de 2020

This form is currently closed for submissions.

X