Festa da Saúde encheu de energia a cidade de Viseu

Depois de Lisboa e Porto, Viseu foi a cidade escolhida pela Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) para acolher a terceira edição da Festa da Saúde, um evento em que os internistas procuram estar perto da população para informar e prevenir alguns dos problemas de saúde mais comuns entre a nossa população.

O Parque de Santiago foi a ‘casa’ da edição deste ano, por onde passaram centenas de pessoas durante todo o fim de semana, e onde reinou a boa disposição por entre rastreios, atuações musicais, conferências, show cooking e jogos tradicionais.

Edite Nascimento, internista do Centro Hospitalar Tondela-Viseu e presidente da comissão organizadora da Festa da Saúde, agradeceu à direção da SPMI a confiança depositada em Viseu e assumiu o orgulho pelo sucesso do evento.

“Foi com muita vontade que o ano passado lançamos o desafio de organizar a Festa da Saúde e, depois de Lisboa e Porto, tinha de ser Viseu a receber esta iniciativa, pois é uma cidade que vive o espírito que aqui promovemos, de saúde e promoção do bem-estar”, disse a médica, que agradeceu ao município de Viseu o “apoio incondicional” na organização.

Edite Nascimento, da comissão organizadora da Festa da Saúde 2019

“Este é um evento que muito orgulha os viseenses e que muito se deve ao esforço enorme da CM Viseu na promoção de hábitos de vida saudáveis”, terminou.

SPMI quer liderar aposta na prevenção

João Araújo Correia revelou a sua “agradável surpresa” pelo empenho da cidade de Viseu “pela dimensão e cuidado de toda a população no trabalho em prol da qualidade de vida”, e elogiou o espírito de mais uma edição da Festa da Saúde.

“É a terceira edição da Festa da Saúde, que é de facto uma ideia de sucesso e que, honra lhe seja feita, nasceu da perseverança do Luís Campos, anterior presidente da SPMI, que foi um visionário e nos deixou um testemunho que espero manter no meu mandato e é uma nova vida para a SPMI”, sublinhou o presidente dos internistas.

Almeida Henriques, presidente da CM Viseu, e João Araújo Correia, presidente da SPMI

Quanto às ambições da Medicina Interna com a realização deste fim de semana, João Araújo Correia lembrou que embora seja uma especialidade conhecida no meio hospitalar, há trabalho por fazer no campo da prevenção e promoção da saúde e hábitos de vida saudáveis.

“Faz todo o sentido sermos nós a liderar este processo, uma vez que somos uma especialidade da pessoa inteira e estamos na melhor posição para aconselhar as pessoas a fazer as melhores escolhas na ambição de terem não só uma vida longa, mas essencialmente uma boa vida. A prevenção é fundamental e a Festa da Saúde, num ambiente descontraído e alegre, é uma enorme mais valia para alcançarmos estes objetivos”, concluiu.

No Parque Urbano de Santiago estiverem presentes os núcleos de estudo da SPMI, numa espécie de “gincana da saúde”, como apelidou João Araújo Correia, que ofereceu aos viseenses a possibilidade de fazer rastreios e obter junto dos médicos os conselhos de que necessitavam.

“Mais e melhor saúde em Viseu”

Na sessão de abertura esteve também presente Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu, que frisou que Viseu é uma cidade da saúde e foi com naturalidade que acolheu a ideia de receber a esta festa.

“Viseu tem feito um trabalho de envolvimento com a comunidade no sentido de a acompanhar ao longo da vida, proporcionando uma boa qualidade de vida, com um envelhecimento ativo e saudável. É uma política que promovemos, cada vez mais desde as idades mais jovens, e que a prazo acreditamos ser um investimento de grande mais valia e que vai produzir resultados no campo da prevenção. Mais e melhor saúde em Viseu é exatamente o que pretendemos e um lema que encaixa que nem uma luva nesta iniciativa”, concluiu o autarca.

(09/07/2019)