Faleceu o Prof. Doutor Polybio Serra e Silva.

No dia 14 de outubro de 2022 a Medicina Portuguesa e todos nós ficámos mais pobres. Faleceu no dia de abertura do XXX Congresso da Sociedade Portuguesa de Aterosclerose de que foi fundador; a vida tem destas coincidências!

Falar do Prof. Polybio é falar de alguém que marcou indelevelmente várias gerações de médicos tendo eu a honra de ser um deles.

É difícil em poucas linhas referir toda a obra deste nosso Mestre.

Nasceu em Penacova a 20 de maio de 1928 e ainda muito jovem veio para Coimbra. O seu espirito inconformista e empreendedor fez com que durante a sua vida estudantil se envolvesse em diversas acções cívicas. Licenciou-se em medicina com 18 valores na Universidade de Coimbra no ano de 1957, tendo iniciado posteriormente a sua actividade clinica nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC

Em 1973 defendeu a sua tese de doutoramento “Aterogénese experimental no rato – contribuição para o estudo de um modelo dietético”, tendo sido aprovado com distinção e louvor. Em 1990 atingiu a categoria de Professor Catedrático. Jubilou-se em 1998.

Foi Diretor do Serviço de Medicina II dos HUC desde 1976 tendo na mesma altura criado a Consulta de Profilaxia da Aterosclerose e das Dislipidemias dos HUC. Foi na qualidade de Interno de Medicina Interna e posteriormente de Assistente Hospitalar que pude contactar mais de perto com o Prof Polybio Serra e Silva e aperceber-me não só das suas qualidades clínicas e de liderança, como das suas excepcionais qualidades humanas que fazem dele, um dos meus modelos.

Foi fundador do Forum Atheros que posteriormente evolui para a Sociedade Portuguesa de Aterosclerose de que foi fundador e primeiro Presidente e seu Presidente Honorário.

Foi Diretor da Revista Atheroma e do Boletim da SPA.

Organizou inúmeras Jornadas e Congressos de que se destacam as Jornadas Internacionais de Aterosclerose, as Jornadas latinas de Aterosclerose, a Reunião Luso Italiana de Cardiologia Preventiva, diversos Congressos da SPA e as Jornadas de Doença Cardiovascular e Aterosclerose da região centro para Clínicos Gerais.

Foi alvo de diversas e merecidas homenagens: em 2013 Medalha de Serviços Distintos, Grau Ouro” pelo Ministério da Saúde, em 2014 Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos, em 2017 Prémio “Nuno Correa Verdades de Faria” pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, em 2019 Laureado pela Fundação Portuguesa de Cardiologia e Distinguido pela World Heart Federation  como “Herói do Coração”.

Para além de todo este rico percurso profissional o Professor Doutor Polybio Serra e Silva era e é um HOMEM BOM. Todos os que com ele privámos enriquecemo-nos clinica e humanamente! Obrigado Prof. Polybio!

Pereira de Moura

(17 out. 2022)