EVERMI voltou a promover a Medicina Interna num fim de semana de atualização científica e team building

A Escola de Verão de Medicina Interna (EVERMI) é um dos eventos de maior sucesso da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) e a prová-lo está o número recorde de inscritos da edição deste ano, que decorreu no passado fim de semana em Albernoa, distrito de Beja.

Quarenta e sete internos de Medicina Interna juntaram-se para um fim de semana de convívio e atualização científica no Hotel Rural Vila Galé Club de Campo e puderam experienciar o clima de convívio informal que caracteriza a escola de verão de Medicina Interna, que este ano, na sua nona edição, promoveu encontros com especialistas, quizzes, casos clínicos e um laboratório de ecografia, sem esquecer a importância da comunicação no relacionamento com o doente e as novas abordagens terapêuticas.

Nuno Bernardino Vieira destacou as principais novidades deste evento, que acredita ser essencial para fortalecer o espírito de união dos internistas.

“Esta foi uma escola com muitas novidades, com métodos formativos diferentes e um número recorde de participantes. Além disso, manteve a interatividade entre os participantes, quer internos, quer formadores, quer elementos da organização, e contribuiu para formar um espírito de grupo muito forte que promove o gosto de ser internista”, afirmou o diretor da EVERMI.

O Coordenador do Núcleo de Estudos de Formação em Medicina Interna (NEForMI) esteve também presente em Beja e realçou que “a escola de verão é mais do que uma Escola”.

“O que está na base deste encontro é a aprendizagem de conhecimentos médicos, mas também acaba por ser uma escola onde vamos colher a maior parte dos futuros elementos dirigentes da SPMI”, sublinhou António Martins Baptista, que destacou também “a oportunidade destes Internos criarem uma rede de contactos nacional, que tem feito crescer a SPMI”.

“Hoje, muitos dos dirigentes que estão à frente da Sociedade foram aqui alunos”, lembrou o Internista, numa visão que é partilhada por João Araújo Correia, Presidente da SPMI.

“A Escola de Verão é das iniciativas mais importantes da SPMI e tem vindo cada vez mais a tornar-se o paradigma dos futuros quadros da Sociedade. Aqui, num ambiente informal, mas com alto nível científico, criamos as bases necessárias para que estes jovens se envolvam dentro da própria organização, fortalecendo os Núcleos de Estudo e o orgulho de ser Internista”.

Internos aprovam EVERMI

“É um momento em que conseguimos conviver com outros internos e especialistas da nossa especialidade. É uma iniciativa muito enriquecedora a nível pessoal e a nível científico.”

Inês Carvalho, interna de primeiro ano no Hospital Beatriz Ângelo, Loures

 

“É uma forma de estabelecer contactos e conhecer outros colegas. Há um equilíbrio muito adequado entre lazer e conteúdo científico, e é possível estabelecer contacto com os formadores e organização.”

Flávio, interno do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, Aveiro

 

“É uma experiência interessante. Não apenas a nível científico, com formação mais prática, mas também com períodos de convívio, em que podemos conhecer colegas de todas as áreas do país. É uma experiência que sem dúvida marca o nosso internato.”

José, interno de terceiro ano de Medicina Interna

 

(18/09/2018)