“É uma oportunidade única para estabelecer intercâmbio de conhecimentos e promover discussão de controvérsias”

O Núcleo de Estudos de Doença Vascular Pulmonar, da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) está a realizar hoje, dia 20 de novembro, no Hotel Ipanema Porto a sua VI Reunião Anual, em formato híbrido,

Com o propósito de partilhar atualizações científicas, debater ideias e refletir sobre questões relacionadas com a doença vascular pulmonar, médicos internistas marcam presença no encontro científico.

“Em seis horas vão estar reunidos mais de 200 médicos com experiências e conhecimentos diversos. É uma oportunidade única para estabelecer intercâmbio de conhecimentos e promover discussão de controvérsias”, avança Carolina Guedes, coordenadora do Núcleo de Estudos de Doença Vascular Pulmonar.

Para a especialista, esta reunião poderá “contribuir para a investigação científica e para o estabelecimento de consensos no âmbito do diagnóstico, tratamento e da prevenção destas doenças”.

A VI Reunião Anual do Núcleo de Estudos de Doença Vascular Pulmonar volta, por mais um ano, a apostar numa abordagem multidisciplinar.

“A comissão organizadora preparou um conjunto de sessões onde se irá debater tópicos no âmbito da Hipertensão Pulmonar e do Tromboembolismo venoso. A primeira sessão vai se centrar na hipertensão pulmonar e no seu diagnóstico. As restantes vão ser dedicadas ao Tromboembolismo Venoso. Antes do almoço irá debater-se factores de risco e doenças protrombóticas entre elas a infecção COVID-19. Já após o almoço irão ser revistas áreas de controvérsia nomeadamente Embolia pulmonar na mulher jovem; Embolia pulmonar subsegmentar; Trombose e cancro e Reabilitação cardio-respiratória?”, explica a médica internista.

“O elevado valor científico desta reunião convida à presença quer presencial quer online dos múltiplos intervenientes nesta área”, afiança Carolina Guedes.

(20/11/2021)