Cuidados geriátricos: Delegados da UEMS em Portugal para definir estratégias

24 delegados da secção de Geriatria da European Union of Medical Specialists (UEMS) estiveram reunidos, no passado dia 8 de outubro, na sede da Ordem dos Médicos, em Lisboa. João Gorjão Clara, representante português, apontou a relevância deste encontro para “definir linhas orientadoras para os países onde a Geriatria ainda está a dar os primeiros passos, como é o caso de Portugal”.

João Gorjão Clara realçou à Just News que “esta rede de contactos é muito importante, porque permite elaborar estratégias que assentam nos conhecimentos científicos atualizados e na experiência de países onde a Geriatria já existe há mais tempo, como em Espanha ou na França”.

O presidente da Secção de Geriatria da UEMS, o suíço Andreas Stuck, enalteceu também o papel importante desta reunião, que se realiza anualmente, sempre em países diferentes. “Existimos há 15 anos e logo no segundo ano estivemos em Coimbra”, recordou.

113_1

Para além de trocar ideias e conhecimentos, este grupo também visita as unidades de Geriatria do país anfitrião. “Infelizmente, em Portugal ainda não há nenhuma. Esperemos que essa realidade se altere dentro em breve, porque existe forte evidência científica em torno das vantagens destas unidades”, lamentou João Gorjão Clara.

Aquele médico observou ainda que “os benefícios alcançados com unidades que já existem há algumas décadas são outra prova de como é preciso criar unidades e apostar na formação geriátrica para o bem de todos os doentes idosos com multipatologia”.

113_2

(13/10/2016)