Catálogo de Formação 2022

SPMI investe na formação contínua dos Internistas

Consulte o Catálogo de Formação da SPMI

Clique AQUI

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) acaba de lançar o Catálogo de Formação para o ano de 2022. Alinhado com a prática de anos anteriores, a sociedade científica vai voltar a realizar, ao longo do ano vigente e em diferentes cidades do país, cursos variados e eventos formativos com vista à formação contínua de Internistas, bem como de internos desta especialidade.

“Na essência da Medicina Interna e no Internista está sempre presente a vontade de saber mais, de investigar mais e montar o puzzle dos sinais e sintomas, as pistas para o diagnóstico, eis neste catálogo uma grande ajuda com cursos muito práticos e bem organizados”, anuncia Lèlita Santos, Presidente SPMI.

O programa para 2022 é, destaca Lèlita Santos, “vasto e de grande qualidade”, e vai ao “encontro dos desejos dos Internistas”.

“São apresentados cursos variados e eventos formativos com programas pedagogicamente bem estruturados e formadores reconhecidos e credenciados, organizados pelo próprio Centro de Formação ou pelos Núcleos de Estudo da Sociedade”, salienta a responsável.

A entrar em 2022 naquele que é o seu sétimo ano de atividade, o Centro de Formação em Medicina Interna (FORMI) – que alcançou em 2018 o marco da Certificação DGERT e em 2019 ultrapassou os 1000 formandos, que participaram ativamente em cursos de formação – volta, por mais uma vez, a apresentar uma diversificação de oferta formativa.

“A divulgação do nosso catálogo anual, pretende possibilitar a que todos os interessados possam selecionar atempadamente as atividades formativas de interesse e construir assim o seu plano individual de formação para o ano de 2022”, afirma Nuno Bernardino, coordenador da comissão coordenadora do Centro de Formação em Medicina Interna (FORMI).

“Pretendemos também continuar a inovar nas modalidades formativas, potenciando assim a utilização da nossa plataforma digital de formação (https://formacao.spmi.pt), que impulsiona o desenvolvimento de cursos exclusivamente em e-learning e dos cursos em b-learning”, refere ainda Nuno Bernardino.

Doenças respiratórias, Diabetes, Doenças cardiovasculares; Doenças Infeciosas; Geriatria; Cuidados Paliativos; Medicina Obstétrica; Doença Cerebrovascular; Nutrição; Hepatologia; Doenças Auto-Imunes são algumas das áreas de formação que vão estar em destaque os eventos formativos.

No que respeita a formação avançada em Medicina Interna refira-se que a SPMI promoverá formação em Qualidade e Segurança do Doente, Diabetes, Ecografia, Urgência e Doente Crítico, Hepatologia, Ventilação Não-Invasiva, Doenças Infeciosas, Hospitalização Domiciliária e Bioética.

Ao nível da formação Exclusiva para Internos da Formação Específica em Medicina Interna destaque para a realização do Curso Registo e Raciocínio Clínico e da Escola de Verão de Medicina Interna – 13ª EVERMI, que decorrerá de 23 a 26 junho, em Albernoa, no concelho de Beja.

Embora a formação e capacitação dos Internistas e dos Internos de Medicina Interna continue a ser a prioridade da SPMI, a sociedade pretende cada vez mais abrir as portas também a outros profissionais de saúde.

A SPMI vai também dedicar o ano de 2022 à promoção do Orientador de Formação em Medicina Interna.

X