Bolsa de investigação da SPMI pretende acrescentar valor

Inês Chora

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) tem candidaturas abertas para a bolsa de investigação até ao dia 31 de março de 2024. Desde 2019 já foram atribuídas cinco bolsas. Esta atribuição “visa apoiar o desenvolvimento de projetos de investigação na área da Medicina Interna por internistas, valorizando a intenção, premiando o mérito e motivando os pares”, começou por explicar Inês Chora, Coordenadora do Centro de Ensino e Investigação em Medicina Interna (EIMI).

A coordenadora esclareceu que a Medicina Interna é plurivalente na dimensão do conhecimento que pretende abarcar. Todos os dados resultantes de uma investigação bem construída acrescentarão saber em determinada área, permitindo melhorar a prática clínica.

Ressaltou que a principal dificuldade na investigação, no caso da Medicina Interna, será a “conciliação entre tempo alocado a trabalho de investigação e tempo dedicado à atividade clínica, em médicos internistas que desempenhem funções em tempo completo em enfermaria, consulta, urgência. Também é muito importante poder integrar um grupo de investigação, um esforço conjunto inserido numa estrutura sólida e dedicada ao efeito – o que nem sempre está facilmente acessível”.

 

Consulte o regulamento Aqui

(15/01/2024)