Reunião Anual dos Núcleos de Estudo permite criar sinergias e estimular o desempenho

A Reunião Anual dos Núcleos de Estudo da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), que ocorreu a 23 de setembro, em Peniche, foi “um momento de partilha das atividades de todos os Núcleos, das suas dificuldades e sucessos, permitindo não só criar sinergias entre os Núcleos, como estimular o desempenho”. Quem o afirmou foi Isabel Fonseca, vice-presidente da SPMI.

“Esta Reunião é um ponto de encontro de internistas e um evento onde cada núcleo apresenta a atividade realizada e os projetos para o ano seguinte. Melhorar a formação dos internistas e a literacia em saúde dos doentes são dois importantes objetivos que estão bem presentes nos inúmeros cursos efetuados, nos webinares e podcast”, explicou.

Isabel Fonseca disse existirem muitos projetos na área da formação e investigação. “A maioria dos Núcleos tem já projetos em conjunto, demonstrando a multidisciplinaridade desta especialidade e o trabalho de equipa, tirando partido da abrangência nacional da Medicina Interna.”

Ponderando sobre o futuro, revelou que o otimismo demonstrado pelos coordenadores dos Núcleos e os projetos apresentados evidenciam a maturidade e crescimento dos grupos, apontando que atualmente têm 20 núcleos em atividade e que, em breve, irão surgir outros.

Para Lèlita Santos, Presidente da SPMI “é gratificante ver o crescimento dos Núcleos e das suas atividades. Está claro o compromisso dos Internistas! No ano 2022 realizámos mais de 80 atividades científicas, nas quais ultrapassámos os 6000 participantes. Só podemos estar orgulhosos do nosso trabalho e da mensagem da importância da especialidade de Medicina Interna que estamos a passar a todos os profissionais de saúde.

(28/09/2023)