No âmbito das celebrações do 100º Aniversário da Descoberta da Insulina, o Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus da SPMI, irá ter alguns artigos de opinião , de colegas e amigos internistas, com algumas reflexões e opiniões referentes a este tema.

Pretendo com este despretensioso texto responder à solicitação do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (NEDM da SPMI) a quem desde já agradeço a oportunidade de desta forma, participar na iniciativa…www.100anosinsulina.pt e de também me associar numa merecida homenagem à senhora centenária “Insulina”.

(Continuar a ler)
Dr. Álvaro Coelho
Médico Internista Diabetologista
Antigo Coordenador do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus da SPMI

A propósito da comemoração dos cem anos da existência de insulina, neste ano de 2021, fui ao baú buscar algumas histórias, memórias e experiências vividas por mim ao longo da minha vida, já longa no que diz respeito ao tempo de existência de vida individual, mas que ainda se afigura curta face ao tempo de vida da nossa homenageada e centenária insulina.

Lembro-me bem da prima Rosa, do seu sorriso maroto, das suas bochechas rosadas e do seu ranger de dentes. Mulher do Norte com os seus mais de 50 anos de idade, usava uma linguagem que me deixava envergonhada nos meus 7 a 8 anos de vida. Muito gorducha e cheia de refegos, foi ela a primeira pessoa que conheci com Diabetes. Com Diabetes e a fazer insulina…

(Continuar a ler)
Dra. Fátima Pinto
Assistente Hospitalar Graduada Sénior de Medicina Interna
Hospital da Horta – Faial
Membro do NEDM

X