Vila do Conde acolhe internos e especialistas de Medicina Interna na 5ª edição do CAMI

Começou esta segunda-feira, dia 14 de novembro, o 5º Curso de Atualização em Medicina Interna (CAMI), que se irá prolongar até ao próximo sábado, dia 19 de novembro. Este ano, a cidade de Vila de Conde foi a anfitriã escolhida pela Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) para receber o evento que mobiliza cerca de 200 participantes em formato híbrido, pelo segundo ano consecutivo.

Esta formação é dirigida a internos e especialistas da área, mas também a médicos de outras especialidades, médicos do Ano Comum e alunos de Medicina. Para Luísa Eça Guimarães, médica internista do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde e coordenadora do curso, esta iniciativa pretende fomentar a “atualização de conhecimentos para o estado da arte, já que o conhecimento médico muda por vezes vertiginosamente em apenas um ano”, tornando o CAMI “um curso desejado por muitos, mesmo sem que o soubessem”.

Com diferentes tipologias de sessões incluindo conferências, encontros com especialistas, quizzworkshops e keynotes e, tendo também em conta a multidisciplinaridade que envolve a Medicina Interna, o CAMI assume como conteúdos-chave as áreas mais versadas no quotidiano destes profissionais de saúde, tais como, a área cardiovascular, a Pneumologia, a Hepatologia, a Neurologia, a Infeciologia, os Cuidados paliativos, a Geriatria, entre outros. O objetivo, segundo a coordenadora, “é a atualização nas diferentes áreas e patologias que compõem a Medicina Interna e também adequar a informação contida em diretrizes internacionais à realidade portuguesa”.

Luísa Eça Guimarães assume ainda que “as expectativas são que todos os formandos que confiam em nós, ao participarem neste curso, saiam no final do mesmo com sabedoria e conhecimento para que possam atualizar a sua atividade prática”, realçando que, o ânimo e a curiosidade são essenciais para o sucesso do CAMI.

(15/11/2022)