Nota de Pesar pelo Falecimento do Dr. Delfim Rodrigues
Há pessoas que passam pela nossa vida e nos marcam para sempre. Algumas dessas pessoas são dotadas de uma particular capacidade de liderança e de motivação. Reconhecemos todos estas características no Dr. Delfim Rodrigues.
Além deste jeito particular de existir profissionalmente, o Dr. Delfim tem a capacidade ímpar de fazer amizades, contar histórias e envolver nas palavras com a elegância e a elevação que muito poucos conseguem ter.
Hoje é um dia triste para todos nós. O Dr. Delfim Rodrigues, mentor principal desta atividade que nos une – a Hospitalização Domiciliária – faleceu hoje e deixa um vazio muito grande naqueles que foram bafejados pela sua amizade.
Exercia atualmente as funções de Coordenador Nacional do Programa de Hospitalização Domiciliária para os Hospitais do SNS, depois de um currículo profissional rico e destacado. O Dr. Delfim Rodrigues era licenciado em Direito e pós-graduado em Administração Hospitalar. Foi distinguido pelo Ministro da Saúde pelo trabalho desenvolvido entre 1980/84 enquanto Administrador Hospitalar. Em 1987 foi designado representante da Europa do Sul no Programa “Hubert Humphrey” do “Fullbright” e galardoado pelo Presidente Ronald Reagan pelas atividades desenvolvidas. Entre os diversos cargos que ocupou destacam-se: Diretor Regional do Norte das Instalações e Equipamentos da Saúde, Diretor Geral dos Hospitais, Diretor Geral de Saúde, Presidente da Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Presidente do Conselho de Administração de vários hospitais. Auditor hospitalar e professor convidado em diversas universidades. Autor e coordenador de vários diplomas e peças legislativas de reforma e organização do SNS. Membro de comissões interministeriais, Comissão da Revisão do Ensino Médico em Portugal, Comissão da Luta Contra a SIDA, Comissão da Luta Contra o Cancro, Programa Nacional Materno-Infantil, Comité Científico da Domoscience da Universidade de Rennes. Consultor temporário da Organização Mundial de Saúde. Distinguido em 2015 com a medalha grau ouro, por serviços distintos prestados à Saúde. Foi agraciado como Personalidade de Saúde do Ano 2022.
A 9 de maio de 2025, na Covilhã, no V Encontro Nacional de Hospitalização Domiciliária, o Dr. Delfim Rodrigues afirmou: “quando partimos há quem chore por nós, mas devemos alegrar-nos pelo que vivemos e construímos em conjunto”. Com o Dr. Delfim construímos uma grande reforma do SNS e, recentemente, “Conseguimos ‘fechar’ o mapa de Portugal em termos do nosso programa. Sinceramente este é um dos fins-de-semana mais felizes da minha vida”, escreveu o próprio a 12 de maio de 2025.
O NEHospDom/SPMI está grato pelas partilhas, pelas oportunidades e pelas experiências. Já temos saudades! Honraremos o seu legado!
Endereçamos aos familiares e amigos os nossos sentimentos com respeito e muita amizade.