EVERMI 2018

Escola de Verão de Medicina Interna (EVERMI) avança em 2018 para a sua 9ª Edição, assumindo-se já como um marco importante na formação dos jovens internistas. Nesta edição a EVERMI continua a procurar responder aos objectivos para os quais foi criada:

a) Actualização científica dos participantes em áreas diversas no âmbito da Medicina Interna
b) Desenvolvimento do Raciocínio Clínico do Internista
c) Fomento de um “Espírito de Grupo” na Medicina Interna Portuguesa
d) Desenvolvimento de Competências em Técnicas de Comunicação e em Trabalho em Equipa
e) Reflectir sobre a Formação em Medicina Interna

ESCOLA DE VERÃO

A Organização da EVERMI 2018 é da responsabilidade do Núcleo de Estudos da Formação em Medicina Interna (NEFMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.

Local: Clube de Campo Vila Galé, Albernôa, Beja
Data: 13 a 15 de Setembro de 2018

A Direção da EVERMI é da responsabilidade do Dr. Nuno Bernardino Vieira com a Co-Direção do Dr. António Martins Baptista.

Destinatários: Internos do Internato Médico de Medicina Interna. O critério de selecção para a participação na EVERMI será a ordem de inscrição. Do total, até 6 vagas são reservadas a Internos Espanhóis seleccionados pela Sociedade Espanhola de Medicina Interna. As vagas são limitadas.

Número de participantes: 46 (6 Internos Espanhóis), 40 vagas disponíveis para Internos de Medicina Interna a realizarem o Internato Médico em Portugal. Serão oferecidas pela SPMI 3 bolsas para participação na EVERMI:
» Bolsa para o autor do melhor trabalho científico do Congresso Nacional de Urgência de 2017
» 2 Bolsas para os autores dos trabalhos premiados no Encontro Nacional de Internos de Medicina Interna de 2018

A inscrição é efectuada exclusivamente on line no website da SPMI, através da submissão do boletim de inscrição, bem como do envio de um resumo de um Caso Clínico proposto para apresentação pelos participantes. A inscrição apenas será confirmada após o pagamento da respectiva taxa de inscrição.

O resumo do Caso Clínico deve respeitar as regras habituais de envio para o Congresso da SPMI. O Caso Clínico proposto para apresentação não necessita de ser original (pode já ter sido apresentado em reuniões científicas anteriores). A Comissão Organizadora seleccionará 6 casos clínicos que serão apresentados durante a EVERMI.

A inscrição é efectuada exclusivamente on line no website da SPMI, através da submissão do boletim de inscrição, bem como do envio de um resumo de um Caso Clínico proposto para apresentação pelos participantes. A inscrição apenas será confirmada após o pagamento da respectiva taxa de inscrição.

O resumo do Caso Clínico deve respeitar as regras habituais de envio para o Congresso da SPMI. O Caso Clínico proposto para apresentação não necessita de ser original (pode já ter sido apresentado em reuniões científicas anteriores).

A Comissão Organizadora seleccionará 6 casos clínicos que serão apresentados durante a EVERMI.

As inscrições encerram no dia 31 de Julho de 2018, ou antes quando se preencherem todas as vagas disponibilizadas para a EVERMI.

 Taxa de Inscrição: €290

A inscrição na escola inclui a participação nos trabalhos, material de apoio a ser fornecido pela organização, alojamento em quarto duplo (4 noites: 12 a 15 de Setembro) e as refeições. O alojamento em quarto duplo é partilhado com outro participante da EVERMI.

A EVERMI 2018 terá um tema geral à volta do qual será concebido o programa científico da escola: “Grandes Temas em Medicina Interna”

Faça aqui o download do programa resumo da 9ª EVERMI ( PDF 200 Kb )

A avaliação da EVERMI será efectuada através da realização de um Teste de Escolha Múltipla: 20 questões (4 alíneas, apenas 1 delas correcta). O Teste de Avaliação decorrerá às 17h do Dia 3 da EVERMI e terá uma duração de 20 minutos.

Terá aprovação na EVERMI quem tiver 50% ou mais das questões respondidas correctamente.

O conteúdo das questões será referente aos temas abordados ao longo da EVERMI 2018. Cada prelector fornecerá previamente à Comissão Organizadora 4 questões para um conjunto do qual serão seleccionadas as 20 a incluir no teste. Será constituída uma área específica na Plataforma Moodle do FORMI à qual terão acesso todos os formandos e formadores. Nesta área será disponibilizada toda a bibliografia e material de apoio referente à 9ª edição da EVERMI.

No final do Programa Científico da EVERMI os participantes serão convidados a preencher um questionário para avaliação dos formadores e da estrutura da EVERMI.

No Jantar de Encerramento, os participantes da EVERMI 2018 receberão o Diploma de Participação. O Certificado de Conclusão com Aproveitamento da EVERMI 2018 será enviado à posterior por correio electrónico para todos os que tiverem sido aprovados no Teste de Avaliação.

EDIÇÕES ANTERIORES:

EVERMI 2016

Organização da EVERMI 2018

A Organização da EVERMI 2018 é da responsabilidade do Núcleo de Estudos da Formação em Medicina Interna (NEForMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna com o apoio do Núcleo de Internos de Medicina Interna (NIMI).

Director da Escola:
 Nuno Bernardino Vieira
Co-Director da Escola: António Martins Baptista

Comissão Organizadora: Andreia Vilas-Boas, Carla Araújo, José Mariz, Luísa Guimarães, Narciso Oliveira, Ricardo Fernandes, Raquel Cavaco, Ricardo Louro, Susana Marques e Zélia Lopes.

Secretariado da SPMI
Cristina Azevedo
Rua da Tobis Portuguesa, nº 8 – 2º Sala 9
1750-292 Lisboa
Tel 217 520 570 / 217 520 578
cristina@spmi.pt

Inscrição

Inscreva-se aqui

Política de cancelamentos e devoluções:

– Até um mês da realização – Devolução de 75% do valor
– Após essa data não se realizam devoluções (apenas se aceita troca de nomes)

A devolução do pagamento tem um custo de 10€ (despesas administrativas)

Informações úteis

Local: Clube de Campo Vila Galé, Albernôa, Beja
Data: 13 a 15 de Setembro de 2018