SPMI cria Escola de Formadores em Medicina Interna

A Sociedade Portuguesa se Medicina Interna (SPMI), através do Núcleo de Estudos de Formação em Medicina Interna (NEForMI), criou a Escola de Formadores em Medicina Interna, que terá a sua primeira edição entre 27 e 29 de maio de 2022, no Luso.

“A Escola de Formadores em Medicina Interna (EForMI) é muito mais que um curso. E apesar de se chamar escola, é também muito mais do que uma escola. Foi idealizada pela equipa que há 12 anos organiza com sucesso a Escola de Verão em Medicina Interna, e pretendemos construir uma plataforma para partilha de conhecimentos com os internistas que orientam internos, estimulando o ensino ativo, pensando o futuro da formação em conjunto, envolvendo o Colégio da Ordem dos Médicos. Queremos iniciar uma rede de contactos que permita intercâmbios, tudo isto num ambiente de imersão total no tema, entre os participantes e os palestrantes, que escolheremos pelas suas capacidades pedagógicas e conhecimentos relevantes em cada tema” afirma António Martins Baptista, do Diretor da EForMI.

A EForMI, com certificação DGERT, tem como principais objetivos a atualização científica dos participantes em diversas áreas no âmbito da formação em Medicina Interna, valorizar a função de Orientador de Formação e capacitá-lo para exercer a atividade formativa com maior qualidade, desenvolver competências em técnicas de comunicação e em trabalho de equipa, refletir sobre a formação em Medicina Interna e, fomentar um espírito de grupo na Medicina Interna Portuguesa.

“Teremos sessões baseadas na resolução (e ensino) de casos clínicos, workshops, ferramentas do Orientador de Formação, sessões out-of the box e muito mais, sempre com o foco na interação entre todos” conclui António Martins Baptista.

Esta primeira edição enquadra-se numa iniciativa que irá marcar o próximo ano para a Medicina Interna Portuguesa, “2022 – Ano do Orientador de Formação em Medicina Interna”.

 Mais informações, programa e inscrições em https://www.spmi.pt/eformi/