Professor Doutor Armando Carvalho vence Prémio Nacional de Medicina Interna
O Professor Doutor Armando Carvalho foi distinguido com o Prémio Nacional de Medicina Interna 2024, um reconhecimento pelo seu percurso excecional na área da Medicina Interna.
Nascido a 9 de fevereiro de 1955, Armando Carvalho é Professor Catedrático de Medicina Interna na Universidade de Coimbra e Diretor da Clínica Universitária de Medicina Interna da Faculdade de Medicina dessa mesma universidade. Atualmente, preside a Comissão Instaladora da Subespecialidade de Doenças do Fígado da Ordem dos Médicos.
Com uma carreira marcada por uma liderança sólida, Armando Carvalho foi Presidente do Colégio de Medicina Interna da Ordem dos Médicos, cargo através do qual contribuiu significativamente para o desenvolvimento da especialidade em Portugal. Entre 2018 e 2021, desempenhou também o cargo de Diretor do Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
A distinção foi entregue por Arsénio Sanos, especialista em Medicina Interna e subespecialista em Doenças do Fígado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, que reconheceu não só a dedicação do premiado à Medicina e à patologia hepática, mas também o seu papel fundamental na formação e na promoção da Medicina Interna no país. “Além de toda a extensa extensa, o professor Armando Carvalho é um exemplo extraordinário de inteligência, trabalho e capacidade de organização e realização”.
Ao ser distinguido, o Professor Doutor Armando Carvalho mostrou-se lisonjeado, mas focado em continuar o trabalho promovido até então. “Não vejo o prémio como uma distinção em final de carreira, mas um forte estímulo para prosseguir. Nesse sentido, para continuar a trabalhar com a Medicina Interna, com o espírito crítico e construtivo de sempre. Se necessário, em contracorrente, como algumas vezes estou, mas sempre com esperança no futuro. E, sim, pode haver esperança, porque uma ameaça pode gerar oportunidades, desde que reconheçamos a necessidade da mudança, quer no ensino médico, quer na nossa especialidade”.
(22/05/2025)