Partilha de conhecimento no centro do segundo dia do 30.º CNMI

O segundo dia do 30.º Congresso Nacional de Medicina Interna apresentou um cartaz completo e diversificado, tendo iniciado com a apresentação de comunicações orais e posters, seguido de casos clínicos, conferências, e por fim, a reunião do Colégio de Especialidade de Medicina Interna.

As três sessões “Caso clínico com o perito” foram dedicadas aos temas “Acidade Vascular Cerebral”, “Doenças Autoimunes” e “Doenças Hepáticas”.

A parte da manhã contou ainda com as sessões “Saúde cardiometabólica no doente com VIH”, “A evolução da Medicina Interna: desafios e oportunidades”, “Morte súbita e doenças raras” e “Doença tromboembólica crónica: desafios no diagnóstico e tratamento”.

Durante a tarde, a variedade dos temas também predominou com as palestras dedicadas a “Doenças autoimunes: da fisiopatologia aos desafios terapêuticos”, “Insuficiência cardíaca em 2024: a era da fé preservada”, “POCUS em Medicina Interna: da prática à competência” e “Doença crónica grave e gravidez: como gerir”.

Este 2º dia contou ainda com uma masterclass dedicada à temática “Health at glance 2023 (OCDE): acesso ao serviço de urgência em Portugal” com Frederico Guanais, Diretor Adjunto da Divisão de Saúde da OCDE, e as “Novidades em Guidelines Chronic Kidney Disease, com Paul E. Stevens, Chair Kdigo Ckd Guidelines.

Uma das novidades deste ano foram as conversas de fim de tarde. A tarde do 2º dia terminou com a conversa subordinada ao tema “A Cultura e a Medicina” com Tiago Nogueira, cirurgião Torácico e músico na banda “Os Quatro e Meia”.

Veja aqui o Vídeo do nosso 2º dia de trabalhos.

(24/05/2024)