O Trabalho de Equipa no centro da discussão da IV Reunião do NEIC

‘Aliados Para Cuidar’ foi sob este tema que o Hotel Crowne Plaza, na cidade do Porto, recebeu, no dia 17 de junho, a IV Reunião do Núcleo de Estudos de Insuficiência Cardíaca (NEIC) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna. O evento, que contou com mais de 300 participantes, 150 presencialmente e mais de 160 online, quis sublinhar a importância do trabalho em equipa e a multidisciplinariedade que a Insuficiência Cardíaca exige.

A coordenadora do NEIC, Joana Pimenta, mostrou-se satisfeita: “Estamos muito contentes com a afluência!”. “Esta reunião só tem um dia e nós queremos sempre que seja sempre uma reunião com uma excelente componente científica e formativo”, começou por revelar a internista do Centro Hospitalar Gaia/Espinho, que aproveitou ainda para explicar o programa, “Quisemos também trazer convidados de múltiplas áreas e abordar os vários tipos de insuficiências cardíacas que temos e nas diferentes fases da doença. Foi exigente, mas trouxemos um bocadinho de tudo, a abordagem de diagnóstico de Insuficiência Cardíaca, o tratamento dos dois fenótipos principais, a discussão dos vários intervenientes nas equipas multidisciplinares da Insuficiência Cardíaca, um trabalho de equipa.”. “Creio que conseguimos um programa bastante vasto e equilibrado”, afirmou Joana Pimenta.

Num claro jogo de palavras com a famosa Avenida do Porto, ‘Aliados Para Criar’ foi o mote do dia para o NEIC. A coordenadora do Núcleo fez questão de sublinhar a importância da mensagem: “Nós achamos mesmo que o tratamento da Insuficiência Cardíaca é um trabalho de equipa e que nós só aliados com colegas de outras especialidades médicas, com os outros profissionais de saúde e obviamente os doentes no centro de tudo e dos seus cuidadores, é que conseguimos mudar o prognostico dos nossos doentes que ainda é bastante preocupante. É um trabalho de equipa”.

Para além dos oradores nacionais, a IV Reunião do NEIC contou com Shelley Zieroth, cardiologista do Canadá, que partilhou uma visão de como será o tratamento da Insuficiência Cardíaca no futuro próximo.

(19/06/2023)