Mês da Medicina Interna assinala excelência da formação do ForMI
A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) volta a celebrar durante o mês de dezembro o Mês da Medicina Interna.
Este ano a SPMI decidiu dedicar o Mês da Medicina Interna à formação e ao Centro de Formação em Medicina Interna (ForMI) que assinala o seu 10º aniversário de atividade.
“Uma das principais preocupações da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna é promover a formação contínua dos internistas portugueses, bem como dos internos desta especialidade. A frequência de cursos de formação ao longo da sua atividade profissional é um dos mais importantes meios de garantir a atualização dos clínicos nas mais diversas áreas do conhecimento da Medicina Interna” afirma Luís Duarte Costa, Presidente da SPMI.
Ao longo dos seus 10 anos de atividade o ForMI registou mais de 15 mil formandos em 250 cursos realizados, com um total de cerca de 3.500 horas de formação e 350 formadores envolvidos. Em 2018 o ForMI obteve a certificação DGERT e em 2020 foi lançado o primeiro Catálogo de Formação do FORMI. Desde esse ano realiza anualmente cerca de 50 ações de formação que dão corpo a esse catálogo.
Para Nuno Bernardino Ribeiro, Coordenador do ForMI, “o nosso centro de formação tem vindo ao longo dos anos a adaptar a sua oferta formativa de forma a corresponder às reais necessidades não só dos internos de Medicina Interna e Internistas, mas como de outras especialidades e outras classes profissionais na área da saúde. Este ano lançamos a Academia ForMi, uma plataforma digital, onde disponibilizamos toda a nossa oferta nas mais diversas áreas com uma forte componente nos cursos online, b-learning, e-learning e cursos presenciais de componente prática e de simulação”.
No âmbito do Mês da Medicina Interna e do 74º aniversário da SPMI será apresentado no próximo dia 14 de dezembro o Catálogo de Formação 2026.
Toda a informação sobre a Academia ForMI Aqui
(02/12/2025)





