Exchange

PROGRAMA “EXCHANGE”

PROGRAMA “EXCHANGE” DA FEDERAÇÃO EUROPEIA DE MEDICINA INTERNA (EFIM)

O “Exchange Programme” da Federação Europeia de Medicina Interna (EFIM) promove o intercâmbio de internos da especialidade entre vários países da Europa. Os candidatos seleccionados terão a oportunidade de fazer um estágio de curta duração em Serviços de Medicina de excelência. No passado dia 9 de Maio decorreu na Finlândia a Reunião do Grupo Central do Exchange onde se decidiu atribuir 20 bolsas aos candidatos que preencham os requisitos exigidos. Nesta reunião foi elogiado o excelente e produtivo trabalho realizado até agora.

O Programa conta com novos Centros, nomeadamente da Alemanha:
• Munich – Klinik für Endokrinologie, Diabetologie und Angiologie
• Hanover – Klinik für Gastroenterologie, Hepatologie und Endokrinologie
• Frankfurt – Medizinische Klinik 1

Em 2013 a SPMI está a promover a participação de 5 candidatos portugueses, que irão receber uma bolsa no valor de 600 euros.

Candidatura:
Envia os seguintes documentos em inglês para adelina@spmi.pt
1. Boletim de Inscrição no EP devidamente preenchido (Modelo Europeu: Application Form), onde se encontra identificado o Centro de Formação para o qual o interno se candidata;
2. Carta de Motivação para a participação no EP
3. Breve Informação Curricular;
4. Informação do seu Tutor de Especialidade e/ou Director de Serviço.

O prazo de envio de candidaturas é 31 de Maio.

Os Candidatos serão informados de aceitação até dia 14 de Junho.

Consulta o Regulamento do Exchange em Portugal e a lista de Centros Participantes actualizada.

Não percas ainda a apresentação deste Projecto na 4ª Tarde do Jovem Internista que irá decorrer no dia 23 de Maio às 14:30h em Vilamoura, no 19º CNMI.

PROGRAMA “EXCHANGE”
PROGRAMA “EXCHANGE”

O Programa Exchange (EFIM Exchange Program) é um dos mais recentes projectos da EFIM que se encontra ainda em fase experimental. Este programa oferece aos internos de Medicina Interna europeus a possibilidade de realizarem estágios sob supervisão em Serviços de Medicina Interna de outros países europeus com a duração de um mês. Trata-se de uma oportunidade única para os internos conhecerem uma nova cultura e um novo sistema de saúde, para além dos conhecimentos que adquirem com um estágio observacional em unidades de Medicina Interna de excelência.

Terminou em Outubro a primeira fase do período experimental do Programa Exchange que incluiu 6 internos europeus, um dos quais indicado pela SPMI. Ao longo de 2013 vai-se prolongar o período experimental, estando prevista a atribuição de até um máximo de 5 vagas para internos protugueses. Brevemente será divulgado aqui o Regulamento do Programa Exchange para Portugal, bem como os procedimentos para candidatura a este projecto.

PROGRAMA “EXCHANGE” DA FEDERAÇÃO EUROPEIA DE MEDICINA INTERNA (EFIM)

Abertura de Candidaturas em Portugal!

O “Exchange Programme” (EP) é um Programa promovido pela Federação Europeia de Medicina Interna (EFIM) que visa o intercâmbio de Internos de Medicina Interna dentro da Europa, através da realização de um estágio com duração de 1 mês, em Serviços de Medicina Interna de excelência. Este estágio é creditado pela EFIM e em Portugal conta com o reconhecimento do Colégio de Especialidade de Medicina Interna.

O principal objectivo do EP é observar e aprender diferentes Sistemas de Saúde de acordo com os critérios de formação curricular da já referida Especialidade.

O Projecto Piloto decorreu de Março a Outubro de 2012, com participação de 8 países. O feedback e resultados desta experiência foram excelentes. Assim, a EFIM irá dar continuidade ao Programa, promovendo 12 bolsas Europeias para ano de 2013, no valor de 600 euros cada uma.

O Grupo Exchange tem o prazer de anunciar a abertura oficial de Candidaturas em Portugal. A submissão desta candidatura decorre até 31 de Maio de 2013!

Consulta o Regulamento do Programa “Exchange” para conheceres todas as condições de participação.
Visita ainda o website do Exchange Programme da EFIM:
http://www.efim.org/en/european-exchange-programme-950

Não percas a oportunidade de participar neste aliciante Projecto Europeu!

ANEXOS:
1 – Regulamento do Programa “Exchange” em Portugal
2 – Centros Participantes no Programa “Exchange” da EFIM
3 – Modelo Europeu de Candidatura: Application Form
4 – Resultados do Projecto Piloto do Programa “Exchange”