Curso Orientadores de Formação

INTRODUÇÃO

O Curso Orientadores de Formação em Medicina Interna está agendado para dia 4 de Novembro de 2022, no Porto. O Curso é em formato b-learning e as inscrições estão abertas.

O NEForMI tem como missão o investimento na formação pós-graduada em Medicina Interna. Essa formação tem como destinatários não só os Internos de Formação Específica, mas também os Especialistas. A formação em Medicina Interna é vasta e exigente para o interno mas também deverá ser exigente nas responsabilidades do Orientador de Formação. A missão de orientação dedicada do Interno exige ao Orientador de Formação conhecimento da legislação em vigor assim como competências técnicas, pedagógicas e comportamentais, de forma a garantir uma formação de qualidade.

Com o objetivo de colmatar uma lacuna de formação, surgiu assim a ideia de vocacionar um curso para aquisição e desenvolvimento de competências para Orientadores de Formação de Medicina Interna.

Inserido no Projeto do AOFMI – Ano do Orientador de Formação, que irá decorrer ao longo de 2022, o Curso de Orientadores de Formação terá um formato inovador em modelo b-learning. Introduzimos novas áreas, como a comunicação e a liderança, e reorganizamos a estrutura do curso na perspetiva de aproximar as necessidades formativas desta área à realidade atual.

OBJECTIVOS

O Curso de Orientadores de Formação tem como principais objectivos:

1) Aquisição/atualização de conhecimento da legislação em vigor

a) regulamento do internato médico
b) programa de formação do Internato de Formação Específica de Medicina Interna

2) Aquisição e atualização de conhecimentos/competências técnico-pedagógicas-comportamentais

a. Gestão de stress
b. Gestão de conflitos
c. Gestão de prioridades
d. Desenvolvimento de um projeto formativo
e. Comunicação
f. Liderança
g. Discussão de modelos de aprendizagem

O CURSO:

O Curso é em formato b-learning. A componente online ficará disponível para consulta na plataforma antes da sessão presencial e tem a duração de 3 horas. A sessão presencial encontra-se organizada em 1 dia, num total de 8h.

Carga Horária do Curso: 11 horas
Data do Curso: 4 de Novembro de 2022
Local: Porto

A estrutura do curso inclui:

1. Sessões Expositivas
2. Sessões Teórico-práticas

EQUIPA DE FORMADORES:

Susana Neves Marques – Internista, Assistente Hospitalar Graduada Sénior, Centro Hospitalar de Setúbal
Zélia Lopes- Internista, AGH, Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, Penafiel
Carla Araújo – Internista, Hospital Beatriz Ângelo, Loures
Ricardo Fernandes – Internista, Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/ Espinho E. P. E.

Componente E-learning:

Serão disponibilizados os conteúdos dos módulos gravados aos inscritos no curso.
É recomendável a sua visualização previamente à sessão presencial.

1.Apresentação do Curso (15 min)
Carla Araújo, Ricardo Fernandes, Susana Marques, Zélia Lopes

2.Projeto Orientador de Formação/Perfil do Orientador de Formação (30 min)
Susana Marques

– Como desenvolver um projeto de formação orientador / interno
– Identificar os objetivos, necessidades e expectativas

3.Módulo de Liderança e Gestão de Equipas (45 min)
Ricardo Fernandes

– Reconhecer a importância da interação por níveis de indivíduo-equipa-serviço-departamento-instituição-sistema de saúde;
– Identificar possíveis caraterísticas para a criação de um serviço;
– Conhecer os conceitos de grupo e equipa;
– Conhecer as características de uma equipa, com as suas vantagens e desvantagens;
– Identificar os vários tipos de equipa;
– Identificar os diferentes tipos de liderança e as suas características;
– Identificar fontes de distress.

4.Gestão de Conflitos (45 min)
Carla Araújo

– Conflito vs Sinergia
– Raízes de conflito e abordagem a discussões
– Resolução de conflitos
– Princípios de comunicação empática
– Princípios de cooperação criativa
– Importância da gestão de stress e conflitos no IFE medicina interna

5.Tema surpresa com Formador Convidado (45 min)

Componente Presencial:
Dia 4 de Novembro

9h00 – Boas-vindas ao Curso
9h15 – O Orientador de Formação em Medicina Interna | Susana Marques

– Funções do orientador
– A legislação do IFE de medicina interna
– Contextualização nacional do IFE de medicina interna

10h15 – Cenários de Aprendizagem | Ricardo Fernandes
Exemplos práticos em formato interativo

11h15 – Intervalo

11h30 – Gestão de Stress | Carla Araújo
– O que é o stress? O que nos causa stress? Porquê?
– Como lidar com o stress? Como usa-lo em nosso favor?
– Viver sem stress. É possível?
– Técnicas de gestão de stress

12h15 – Comunicação | Ricardo Fernandes
Conceito
– Tipos de comunicação
– Comunicação em diferentes contextos
– Comunicação em público e com outros profissionais
– Gestão de emoções

13h00 –  Almoço

14h00 – Gestão de Prioridades | Carla Araújo
– Visão pessoal (exemplos práticos)
– Gestão Pessoal
– Matriz do Tempo
– Importância da gestão de prioridades no IFE Medicina Interna

15h15 – Análise SWOT do IFE de Medicina Interna | Zélia Lopes
– Introdução à análise swot do IFE medicina interna
– Pontos fracos e fortes, oportunidades e ameaças
– Realização de uma análise swot pelos formandos

16h00 – Intervalo

16h15 – Análise SWOT do IFE de Medicina Interna | Zélia Lopes
– Apresentação e discussão dos resultados da análise SWOT

17h00 – Encerramento

O curso terá lugar com um mínimo de 20 e um máximo de 30 participantes.

O curso destina-se a Especialistas de Medicina Interna.

A inscrição será efectuada através do preenchimento do boletim de inscrição disponível online no website da SPMI.

A confirmação da inscrição apenas será efectuada após o pagamento da taxa de inscrição. A Taxa de Inscrição inclui a participação nos trabalhos, material de apoio a ser fornecido pela organização, coffee-break e almoços de trabalho:
» Taxa de Inscrição para Sócios da SPMI: 150 €
» Taxa de Inscrição para Não Sócios da SPMI: 200 €

Os restantes encargos não estão incluídos na inscrição e são da responsabilidade dos formandos.

As inscrições encerram quando preenchidas as vagas disponíveis, ou se tal não acontecer, encerram no dia 16 de Outubro de 2022.

O secretariado do Curso é da responsabilidade do Centro de Formação em Medicina Interna | SPMI:
Cristina Azevedo
Morada: Rua da Tobis Portuguesa, nº 8 – 2º Sala 9, 1750-292 Lisboa
Telefone: 217 520 570 | 217 520 578
E-mail: cristina@spmi.pt | formi@spmi.pt

– Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen R. Covey
– The 3rd Alternative – Stephen R. Covey
– Ferramentas de Coaching – João Alberto Catalão, Ana Teresa Penim
SuperCoach – Michael Neil
– O Poder Cósmico da Respiração – Sonny Joseph
– O Livro das Decisöes – Roman Tschappeler, Mikael Krogerus
– A legislação em vigor para o internato
– Os objetivos de formação do colégio de medicina interna
– Oportunidades de formação para o interno de medicina interna nacionais e internacionais.

A conclusão com aproveitamento do Curso de Orientadores de Formação implica a participação em pelo menos 75% das horas de formação presenciais.

Os formandos serão avaliados numa escala de 0 a 20 valores, considerando-se aprovados os que tiverem uma classificação final igual ou superior a 10 valores.

A avaliação final é individual. Consiste na resposta a um questionário de múltipla escolha. No final do curso, os formandos que tiverem concluído a formação receberão o Certificado de Participação. Os formandos que concluírem o curso com aproveitamento receberão posteriormente o respetivo Certificado de Conclusão com Aproveitamento.

Certificação:

CONTACTOS:

O secretariado do Curso é da responsabilidade do Centro de Formação em Medicina Interna | SPMI:

Cristina Azevedo
Morada: Rua da Tobis Portuguesa, nº 8 – 2º Sala 9
1750-292 Lisboa
Telefone: 217 520 570 | 217 520 578
E-mail: cristina@spmi.pt | formi@spmi.pt

VALOR E INSCRIÇÃO

A Taxa de Inscrição inclui a participação nos trabalhos, material de apoio a ser fornecido pela organização, coffee-break e almoços de trabalho:
» Taxa de Inscrição para Sócios da SPMI: 150 €
» Taxa de Inscrição para Não Sócios da SPMI: 200 €

FAÇA AQUI A SUA INSCRIÇÃO

É obrigatória a realização da inscrição em my.spmi.pt no curso selecionado pelo próprio. Esta inscrição é pessoal e não poderá ser realizada por terceiros (Laboratório ou Agência), com os dados do próprio.
Caso a inscrição seja realizada em nome de empresa , deverá ser enviado um email para cristina@spmi.pt com essa indicação para posterior faturação, não devendo o particular liquidar a referência de multibanco automática no processo de inscrição. 

POLÍTICA DE CANCELAMENTOS E DEVOLUÇÕES:

– Até um mês da realização – Devolução de 75% do valor
– Após essa data não se realizam devoluções

A devolução do pagamento tem um custo de 10€ (despesas administrativas)

Mais informações:formi@spmi.pt

LOCAL

Porto

Email: formi@spmi.pt

X