Curso de Hospitalização Domiciliária

Curso de Hospitalização Domiciliária

O Curso de Hospitalização Domiciliária é já no dia 22 de Novembro de 2025, em Lisboa.

O curso será em formato PRESENCIAL e em formato ONLINE! Poderá realizar a sua inscrição Não Presencial/Online e assistir ao curso, através da transmissão em direto.

As inscrições estão abertas

  • Data: 22 de Novembro de 2025
  • Local: Lisboa
  • Formato: Híbrido
  • Público Alvo: Médicos e outros profissionais de saúde
  • Inscrições Limitadas

INSCRIÇÃO

A Taxa de Inscrição inclui a participação nos trabalhos, material de apoio a ser fornecido pela organização e coffee-break:
» Taxa de Inscrição para Sócios da SPMI: 100 €
» Taxa de Inscrição para Não Sócios da SPMI: 150 €
» Taxa de Inscrição para Outros Profissionais de Saúde: 100 €

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO AQUI

OBJECTIVOS GERAIS:

Aquisição de conhecimentos sobre Hospitalização Domiciliária (HD)

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:

No final da sessão os formandos deverão ser capazes de:

– Reconhecer o processo de admissão em HD
– Identificar características do trabalho multi e interdisciplinar em HD
– Reconhecer a gestão do doente agudo e crónico agudizado em HD
– Diferenciar abordagem da Patologia infeciosa, Insuficiência Cardíaca, doente cirurgico e paliativo
– Caracterizar a reabilitação motora e cinesiterapia respiratória
– Adquirir conhecimentos em telemonitorização na HD

O CURSO:

Local: Sede da SPMI, Lisboa
Data: 22 de Novembro 2025
Formato: Híbrido (presencial e online)
Carga horária: 7 horas

09h00: Desafios em HD
– Admissões diretas (CSP/ Hospital de Dia/ERPI/Outros Hospitais/Consulta Externa)
– Óbitos
– Articulação com os CSP – como e quando

09h45: Critérios de qualidade em HD 
– Acessibilidade
– Segurança dos doentes e dos profissionais
– Eficiência das UHD

10h30: Centros de Responsabilidade Integrada e Certificação das UHD

11h15: Intervalo para café

11h45: Abordagem multidisciplinar do doente complexo 
apresentação de casos clínicos reais de internamentos em HD com avaliação multidisciplinar dos vários grupos profissionais envolvidos

* Património vascular; antibioterapia e particularidades da administração de fármacos pelas CADD
* Agudização da doença crónica avançada; reconciliação terapêutica; conforto do doente
* Reabilitação motora e respiratória

13h30: Intervalo para almoço

14h30: Espaço para dúvidas: questões práticas dos formandos não contempladas no programa e que foram colocadas aquando da inscrição

15h30: Tecnologia e Inovação ao serviço da HD 

16h30: Encerramento

Público-Alvo: O curso destina-se a todos profissionais de saúde interessados (médicos, enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais, nutricionistas ou outros), no entanto existirá ordem de preferência pelos Internos e Especialistas de Medicina Interna.

Número máximo de Participantes: O curso terá lugar com um mínimo de 12 e um máximo de 40 participantes em formato presencial. As inscrições online têm um limite de 100 participantes.

Inscrições: A inscrição será efectuada através do preenchimento do boletim de inscrição disponível online no website da SPMI, no portal do Centro de Formação. A confirmação da inscrição apenas será efectuada após o pagamento da taxa de inscrição.

Taxa de Inscrição (inclui a participação nos trabalhos, material de apoio a ser fornecido pela organização):

» Taxa de Inscrição para Sócios da SPMI: 100 €
» Taxa de Inscrição para Não Sócios da SPMI: 150 €
» Taxa de Inscrição para Outros Profissionais de Saúde: 100 €

Os restantes encargos não estão incluídos na inscrição e são da responsabilidade dos formandos.

As inscrições encerram quando preenchidas as vagas disponíveis, ou se tal não acontecer, encerram no dia 5 de Novembro de 2025.

O secretariado do Curso é da responsabilidade do Centro de Formação em Medicina Interna | SPMI:
Cristina Azevedo
Morada: Rua da Tobis Portuguesa, nº 8 – 2º Sala 9, 1750-292 Lisboa
Telefone: 217 520 570 | 217 520 578
E-mail: cristina@spmi.pt | formi@spmi.pt

Disponibilizada na plataforma de formação da SPMI

Dos formandos

A conclusão do curso com aproveitamento implica a participação em pelo menos 75% das horas de formação e a aprovação na avaliação final. A avaliação final consiste na realização de um teste de escolha múltipla, com avaliação numa escala de 0 a 20 valores, considerando-se aprovados os formandos que tiverem uma classificação final igual ou superior a 10 valores.
O teste tem a duração de 30 minutos, fica disponível durante 1 semana e deve ser realizado na totalidade na primeira tentativa.
Todos os formandos serão informados do resultado final da avaliação num prazo máximo de 30 dias após a realização do curso. Os formandos que obtiverem aproveitamento receberão o certificado de aprovação por correio eletrónico.

Da ação de formação

A avaliação pedagógica do curso (conteúdo, logística e formadores) será realizada através de um questionário, a preencher, no final do curso, pelos formandos.

COMISSÃO ORGANIZADORA:

Secretariado NEHospDom
Conceição Escarigo; Daniela Mendes; Josiana Duarte; Francisca Delerue; Marta Monteiro; Olga Gonçalves; Paula Lopes; Pedro Azevedo; Sofia Ribeiro; Vitória Cunha

Sendo o Curso de Hospitalização Domiciliária certificado pela DGERT a participação no curso, com aproveitamento, confere o direito a um Certificado de Participação da SPMI e um o certificado de Formação Profissional da Plataforma SIGO, coordenado pela Direção Geral da Estatística da Educação e Ciência (DGEEC).

CONTACTOS:

O secretariado do Curso é da responsabilidade do Centro de Formação em Medicina Interna | SPMI:

Cristina Azevedo: cristina@spmi.pt

VALOR E INSCRIÇÃO

A Taxa de Inscrição inclui a participação nos trabalhos, material de apoio a ser fornecido pela organização, coffee-break:
» Taxa de Inscrição para Sócios da SPMI: 100 €
» Taxa de Inscrição para Não Sócios da SPMI: 150 €
» Taxa de Inscrição para Outros Profissionais de Saúde: 100 €

 

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

 

NOTA:

  • A inscrição no curso escolhido deve ser feita exclusivamente pelo próprio, através da plataforma my.spmi.pt (independentemente de ser ou não com apoio)
  • Não é permitido que Laboratórios, Agências ou terceiros realizem a inscrição utilizando os dados do participante.
  • Caso a inscrição seja feita por terceiros, deverá ser enviado um email para cristina@spmi.pt a informar a situação, para que a faturação seja tratada adequadamente. Neste caso, o participante não deve pagar a referência Multibanco gerada automaticamente no processo de inscrição.
  • Se a inscrição for feita pelo próprio, mas os dados de faturação forem diferentes dos dados da conta pessoal, é possível inserir essas informações diretamente na plataforma para emissão da fatura.

 

LOCAL

Sede da SPMI, Lisboa

POLÍTICA DE CANCELAMENTOS E DEVOLUÇÕES:

– Até um mês da realização – Devolução de 75% do valor
– Após essa data não se realizam devoluções

A devolução do pagamento tem um custo de 10€ (despesas administrativas)

Consulte AQUI a Política de Cancelamento e devolução completa

Mais informações:formi@spmi.pt

X