Curso Comunicação Clínica para Internistas

INTRODUÇÃO:

O curso de “Comunicação Clínica para Internistas” é no dia 17 de Junho de 2022, no Porto. As inscrições estão abertas

A comunicação médico-doente é um processo dinâmico e omnipresente, sendo que estudos internacionais têm demonstrado que quando são utilizadas boas competências de comunicação clínica, há uma maior satisfação por parte dos doentes, melhoria do sofrimento psicológico e da forma de lidar com ele, maior adesão terapêutica e diminuição do tempo de internamento entre outros. Não obstante, esta é uma área que carece de formação médica especializada, nomeadamente no âmbito do currículo de Medicina Interna. Deste modo propõe-se um programa de formação adaptado às necessidades dos internistas e que conta com especialistas nacionais nesta área. Cada sessão iniciará com um caso clínico real, elaborado pela comissão organizadora do curso, que ilustra as dificuldades sentidas diariamente. Os casos clínicos serão enviados atempadamente os formandos e formadores para que estes consigam dar resposta aos desafios da comunicação clínica com que nos deparamos no nosso quotidiano profissional.

O CURSO:

Duração: 7h (6h presenciais + 1h e-learning)

Data: 17/06/2022

Formadores: Fátima Leal Seabra e Ricardo Fernandes

PROGRAMA PROVISÓRIO

8h30 – Abertura do Secretariado9h00 – 9h15 – Sessão de Abertura: A importância da Comunicação Clínica na Medicina Interna9h15 – 10h00 – Princípios Gerais da Comunicação Clínica10h00 – 10h45 – A comunicação com o doente idoso e cuidadores10h45 – 11h15 – Intervalo11h15 – 12h15 – Comunicar por telefone
12h15 – 13h00 – As questões difíceis da Medicina Interna – Comunicar más notícias*O diagnóstico e prognóstico13h00 – 14h30 – Almoço14h30 – 15h30 – As questões difíceis da Medicina Interna – Comunicar más notícias*O óbito na presença de familiar/cuidador e por telefone 15h30 – 16h15- As questões difíceis da Medicina Interna – A abordagem da sexualidade16h15 – 16h45- Intervalo16h45 – 17h45 – A comunicação com outros profissionais de saúde17h45 – 18h00 – Fim dos trabalhos

O curso terá lugar com um mínimo de 15 e um máximo de 30 participantes.

Destina-se preferencialmente a internos e especialistas de Medicina Interna, podendo também ser frequentado por médicos de outras especialidades.

A inscrição será efectuada através do preenchimento do boletim de inscrição disponível online no website da SPMI, no portal do Centro de Formação.

A confirmação da inscrição apenas será efectuada após o pagamento da taxa de inscrição. A Taxa de Inscrição inclui a participação nos trabalhos, material de apoio a ser fornecido pela organização, coffee-break e almoços de trabalho:
» Taxa de Inscrição para Sócios da SPMI: 100 €
» Taxa de Inscrição para Não Sócios da SPMI: 150 €

Os restantes encargos não estão incluídos na inscrição e são da responsabilidade dos formandos.

As inscrições encerram quando preenchidas as vagas disponíveis, ou se tal não acontecer, encerram no dia 29 de Maio de 2022. O secretariado do Curso é da responsabilidade do Secretariado do Centro de Formação em Medicina Interna | SPMI:

Cristina Azevedo
Morada: Rua da Tobis Portuguesa, nº 8 – 2º Sala 9, 1750-292 Lisboa
Telefone: 217 520 570 | 217 520 578
E-mail: cristina@spmi.pt | formi@spmi.pt

A avaliação final será em forma de questionário de escolha múltipla.
Os formandos serão avaliados numa escala de 0 a 20 valores, considerando aprovados com classificação superior a 14 valores.

Certificação:

CONTACTOS:

O secretariado do Curso é da responsabilidade do Secretariado do Centro de Formação em Medicina Interna | SPMI:

Cristina Azevedo
Morada: Rua da Tobis Portuguesa, nº 8 – 2º Sala 9
1750-292 Lisboa
Telefone: 217 520 570 | 217 520 578
E-mail: cristina@spmi.pt | formi@spmi.pt

VALOR E INSCRIÇÃO

Taxa de Inscrição (inclui a participação nos trabalhos, material de apoio a ser fornecido pela organização, coffee-break e almoços de trabalho):
» Taxa de Inscrição para Sócios da SPMI: 100 €
» Taxa de Inscrição para Não Sócios da SPMI: 150 €

FAÇA AQUI A SUA INSCRIÇÃO

É obrigatória a realização da inscrição em my.spmi.pt no curso selecionado pelo próprio. Esta inscrição é pessoal e não poderá ser realizada por terceiros (Laboratório ou Agência), com os dados do próprio.
Caso a inscrição seja realizada em nome de empresa , deverá ser enviado um email para cristina@spmi.pt com essa indicação para posterior faturação, não devendo o particular liquidar a referência de multibanco automática no processo de inscrição. 

POLÍTICA DE CANCELAMENTOS E DEVOLUÇÕES:

– Até um mês da realização – Devolução de 75% do valor
– Após essa data não se realizam devoluções

A devolução do pagamento tem um custo de 10€ (despesas administrativas)

Mais informações:formi@spmi.pt

LOCAL

Local: Porto

Email: formi@spmi.pt

X