Curso Competências não Clínicas para Gestão de Equipas

INTRODUÇÃO:

O curso de “Curso Competências não Clínicas para Gestão de Equipas” foi adiado. Novas Datas brevemente disponíveis.

OBJECTIVOS:

Gerais:

Proporcionar o ensino e o treino de competências não clínicas (soft skills) para gestão de equipas

Específicos:

  • Promover a discussão sobre as técnicas de comunicação mais adequadas para interagir com os doentes
  • Dominar as técnicas para falar em público (grupos pequenos ou grandes audiências)
  • Treinar as técnicas de comunicação persuasiva em contextos específicos de saúde
  • Aplicar os princípios da inteligência emocional na gestão de equipas
  • Identificar fatores previsíveis de comportamento
  • Aprender estratégias para interagir com os outros

O CURSO:

Duração: 8 Horas

Datas: 20/03/2020

O curso tem lugar nas instalações do Centro de Formação em Medicina Interna [FORMI], que se encontra alojado na sede da SPMI.

Metodologia de formação:

Os métodos e técnicas selecionados estão em consonância com os objetivos pedagógicos estabelecidos e terão, como preocupação central, que os participantes sejam agentes ativos da aprendizagem. Serão assim utilizados os métodos expositivo para explicação de conteúdos e sistematização de informações, o método demonstrativo para exemplificar a realização das tarefas, o método interrogativo para diagnóstico e confirmação da consolidação de conhecimentos e o método ativo para a concretização das aprendizagens.

9:00h às 11:00h – Módulo I – Competências de Comunicação para líderes
– Comunicar no setor da saúde
– O médico e a comunicação com o doente. O doente racional e o doente emocional
– Técnicas para falar em público
11:00h às 11:30h – Pausa para Café
11:30h às 13:00h – Módulo II – Influência e Persuasão
– Princípios da Influência na vida profissional
– Exercícios práticos
13:00h às 14:00h – Almoço
14:00h às 16:00h – Módulo III – Liderança e Gestão de conflitos
– Estilos de liderança e de Comunicação
– Inteligência emocional na liderança
16:00h às 16:30h – Pausa para Café
16:30h – 18:00h – Módulo III – Liderança e Gestão de conflitos
– Fatores facilitadores da motivação na gestão de equipas
– O foco no Feedback
– Estratégias de Negociação e de Resolução de Conflito
– Exercícios práticos

O curso terá lugar com um mínimo de 15 e um máximo de 30 participantes.

O curso destina-se a Médicos.

A inscrição será efectuada através do preenchimento do boletim de inscrição disponível online no website da SPMI, no portal do Centro de Formação.

A confirmação da inscrição apenas será efectuada após o pagamento da taxa de inscrição. A Taxa de Inscrição inclui a participação nos trabalhos, material de apoio a ser fornecido pela organização, coffee-break e almoços de trabalho:
» Taxa de Inscrição para Sócios da SPMI: 100 €
» Taxa de Inscrição para Não Sócios da SPMI: 150 €

Os restantes encargos não estão incluídos na inscrição e são da responsabilidade dos formandos. Em caso de necessidade de alojamento contactar o secretariado do curso que poderá sugerir hotéis na proximidade.

As inscrições encerram quando preenchidas as vagas disponíveis, ou se tal não acontecer, encerram no dia 28 de fevereiro de 2020. O secretariado do Curso é da responsabilidade do Secretariado do Centro de Formação em Medicina Interna | SPMI:

Cristina Azevedo
Morada: Rua da Tobis Portuguesa, nº 8 – 2º Sala 9, 1750-292 Lisboa
Telefone: 217 520 570 | 217 520 578
E-mail: cristina@spmi.pt | formi@spmi.pt

No início da formação é realizado um momento de diagnóstico para verificar os conhecimentos anteriores sobre a temática da formação e identificar as expectativas dos formandos.

Durante a formação os formandos são avaliados pela participação e execução dos exercícios propostos e a avaliação final é realizada através de um teste de avaliação no qual é necessário obter uma classificação igual ou superior a 10 valores para serem considerada a conclusão com aproveitamento.

No final do curso, os formandos que tiverem concluído a formação receberão o Certificado de Participação. Os formandos que concluírem o curso com aproveitamento receberão o respetivo de Certificado de Conclusão com Aproveitamento.

CONTACTOS:

O secretariado do Curso é da responsabilidade do Secretariado do Centro de Formação em Medicina Interna | SPMI:

Cristina Azevedo
Morada: Rua da Tobis Portuguesa, nº 8 – 2º Sala 9
1750-292 Lisboa
Telefone: 217 520 570 | 217 520 578
E-mail: cristina@spmi.pt | formi@spmi.pt

VALOR E INSCRIÇÃO

Taxa de Inscrição (inclui a participação nos trabalhos, material de apoio a ser fornecido pela organização, coffee-break e almoços de trabalho):
» Taxa de Inscrição para Sócios da SPMI: 100 €
» Taxa de Inscrição para Não Sócios da SPMI: 150 €

POLÍTICA DE CANCELAMENTOS E DEVOLUÇÕES:

– Até um mês da realização – Devolução de 75% do valor
– Após essa data não se realizam devoluções (apenas se aceita troca de nome até 15 dias da realização do curso)

A devolução do pagamento tem um custo de 10€ (despesas administrativas)

Mais informações: formi@spmi.pt

A organização reserva-se ao direito de cancelar o curso até 3 semanas antes da sua realização.

LOCAL

Sede da SPMI

Morada: Rua da Tóbis Portuguesa,
nº8 – 2º sala 9 – 1750 – 292 Lisboa

Email: formi@spmi.pt

X