Bolsa reforça formação prática em Geriatria

O Núcleo de Estudos de Geriatria (NEGERMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) acaba de lançar a quarta edição da Bolsa NEGERMI Estágios Clínicos de Geriatria com o objetivo de apoiar médicos especialistas e internos de Medicina Interna na aquisição de competências práticas numa área considerada cada vez mais central para os cuidados de saúde em Portugal: a Geriatria.

Segundo a responsável por este projeto, Lia Marques, “a principal motivação para esta iniciativa é ajudar a promover a formação prática nesta área fundamental da Medicina. Desde a primeira edição que procuramos ser facilitadores na aquisição de competências práticas em Geriatria por parte dos médicos internistas”.

Apesar de Portugal ser o terceiro país mais envelhecido da Europa, a competência de Geriatria só foi reconhecida pela Ordem dos Médicos em 2014, e ainda existem poucos serviços estruturados nesta especialidade. Nesse sentido, os estágios apoiados pelas bolsas tornam-se um contributo decisivo. “Sem competências práticas em Geriatria não é possível criar e desenvolver serviços especializados na prestação de cuidados de saúde aos adultos mais velhos. É essa a forma como as bolsas contribuem para o desenvolvimento da Geriatria em Portugal, capacitando os médicos internistas com estas competências”, sublinha Lia Marques.

As candidaturas são avaliadas com base no interesse e no trabalho já desenvolvido na área, bem como na apresentação de um projeto para implementação em Portugal, resultante das competências adquiridas no estágio. Em edições anteriores, cinco bolsas foram atribuídas para estágios de três meses em instituições de referência. Um exemplo é o da médica Helena Hipólito Reis, que realizou um estágio em Oncogeriatria no Christie NHS Foundation Trust e que hoje já assegura de forma autónoma consultas nesta área na Unidade Local de Saúde de São João, no Porto.

O principal desafio tem sido a limitação financeira. O valor disponível para cada edição, 6 mil euros, assegurado pelo apoio da Fresenius Kabi, permite financiar dois estágios completos. Ainda assim, a procura tem superado a capacidade. “Há mais candidatos merecedores do que bolsas disponíveis. Uma das soluções tem sido permitir que voltem a concorrer noutra edição ou apoiar parcialmente alguns estágios”, explica a responsável.

O balanço das três edições anteriores é considerado muito positivo. Estas experiências mudam a prática clínica diária e o entendimento sobre a organização dos cuidados de saúde. Sem dúvida que contribuem para o desenvolvimento de novos serviços dedicados à Geriatria e para o crescimento dos que já existem no país, refere Lia Marques.

Faça Aqui a sua candidatura até 30 de setembro!  estágios clínicos de Geriatria

(11/09/2025)