Apoio à investigação na área da diabetes: Bolsa Helena Saldanha foi entregue pela 1.ª vez

Foi entregue esta sexta-feira a primeira Bolsa Helena Saldanha, instituída pelo Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus (NEDM) da SPMI, com o apoio da Boehringer Ingelheim, que se destina a subsidiar um estágio de formação ou um projeto de investigação na área da diabetes.O galardão homenageia Helena Saldanha, professora catedrática jubilada da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), doutorada em Medicina Interna, que sempre se dedicou à área da Nutrição, mas também da Diabetes.

No decorrer da cerimónia, a coordenadora da Bolsa, Margarida Bigotte, sublinhou que Helena Saldanha sempre deu o seu apoio ao NEDM e colaborou em algumas das reuniões anuais do Núcleo.

Bolsa Helena Saldanha foi entregue pela 1.ª vezDepois de Lèlita Santos e Manuel Teixeira Veríssimo, continuadores do seu trabalho no Serviço de Medicina Interna do CHUC, recordarem o percurso de Helena Saldanha, esta afirmou, “sem falsas modéstias”, que não esperava “tamanha distinção”.

“Se alguma coisa fiz no âmbito da Medicina Interna, da Diabetes, da Nutrição Clínica e do Envelhecimento, nunca o fiz sozinha, mas apoiada numa ampla plêiade de colaboradores que tive o privilégio de dirigir durante 28 anos”, frisou.

Bolsa Helena Saldanha foi entregue pela 1.ª vez

Lèlita Santos, Helena Saldanha, Margarida Bigotte, Carlos Freire de Oliveira e Manuel Teixeira Veríssimo.

“Garanto-lhes que nunca fiz nada por obrigação, mas sim por prazer! Devo, contudo, confessar que a investigação médica foi sempre um dos meus temas preferidos, mas ver o meu nome associado a uma bolsa de investigação nunca me passou pela cabeça!”, admitiu, perante uma assistência onde se encontrava o seu marido, o ginecologista Carlos Freire de Oliveira.

Helena Saldanha e Daniela Martins Mendes.

Helena Saldanha e Daniela Martins Mendes.

A bolsa foi entregue a Daniela Martins Mendes, do CH de Vila Nova de Gaia/Espinho, com o projeto de investigação “Neuropatia diabética autonómica: subdiagnóstico, subtratamento e impacto no desfecho clínico do contacto no contexto do pé diabético”.

Além da Nutrição e da Medicina Interna, o percurso de Helena Saldanha está muito ligado à área da Geriatria. Entre inúmeros cargos, foi vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia, que tinha como presidente o seu amigo Cerqueira Magro, entre 1980 e 2004. Ainda na área do envelhecimento, foi coordenadora do Mestrado em Geriatria da FMUC, de 2003 a 2010. É também membro da Geriatric Medicine Section of the European Union of Medical Specialists (EUMS). Licenciou-se em História de Arte em junho de 2014.

(27/05/2017)