NEDM faz balanço extremamente positivo da 19.ª Reunião Anual

A 19.ª Reunião Anual do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus (NEDM) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), realizada em Monte Real / Leiria, em coorganização com o grupo de Diabetes do Hospital de Leiria, foi considerada um verdadeiro sucesso.

O evento contou com 240 inscritos e 213 presenças efetivas, números que refletem o envolvimento e interesse dos profissionais da área. Para Mónica Reis, coordenadora do NEDM, o balanço não podia ser mais positivo. “Eu diria que o balanço é francamente positivo. Aliás, digo que foi um sucesso, uma reunião de excelência”, sublinhou. “Essa é a nossa maior satisfação: que quem está presente realmente esteja, participe, aprenda ou reaprenda conhecimentos. Foi uma reunião sempre de plateia cheia, atenta e participativa durante dois fantásticos dias”, acrescentou.

A reunião destacou-se pela diversidade e atualidade dos temas abordados. “Foi uma reunião repleta de temas diferenciadores e abrangentes. Foram abordadas áreas tão distintas como sexologia, exercício, nutrição, obesidade, rastreio da diabetes tipo 1 e insulinoterapia, abordagem terapêutica da diabetes tipo 2 em ambulatório e em meio hospitalar, e ainda o pé diabético, entre outros”, explicou a coordenadora. Entre os momentos mais marcantes, Mónica Reis destacou a conferência do Dr. Jesús Manglano, de Saragoça, sobre Diabetes e Pulmão, “pela originalidade e diferenciação”, e a conferência de encerramento do Dr. Pedro Tavares, presidente da Reunião, sobre pé diabético, “uma área pouco valorizada, mas com um impacto absolutamente relevante na vida da pessoa com diabetes”.

Outro ponto alto foi a apresentação do estudo D1MI, um estudo epidemiológico de quantificação e caracterização da diabetes tipo 1, realizado ao longo do último ano com a participação de 30 centros de todo o país. “Os resultados são realmente reveladores de todo o trabalho impactante que a Medicina Interna faz em prol da pessoa com diabetes em Portugal”, afirmou Mónica Reis.

A coordenadora sublinhou ainda o espírito colaborativo que tem pautado o trabalho do Núcleo. “O nosso intuito é sempre fazer melhor, e penso que isso foi alcançado nesta Reunião, não só pelo número de presenças, como pela participação efetiva e constante ao longo destes dois dias. Mas o trabalho do NEDM vai muito além da organização da Reunião Anual. Desenvolvemos um trabalho de aproximação e colaboração ativa com os sócios do NEDM de todo o país”, destacou.

Reeleita para um segundo mandato de dois anos, Mónica Reis revelou que os próximos desafios passam por concluir o estudo D1MI, realizar o DIADEMINT3 e continuar a fazer mais e melhor. Como mensagem final, deixou um apelo à comunidade médica: “Que falem connosco, que nos deem ideias para fazer mais e melhor, que se aproximem do NEDM e do seu secretariado. Pretendemos demonstrar o quanto a Medicina Interna, na Diabetes, tem um papel absolutamente relevante. O NEDM compromete-se a ser dinâmico e próximo. Um núcleo de todos para todos.”

(03/11/2025)