15.ª edição da EVERMI reforça espírito de partilha e formação em Medicina Interna

A Escola de Verão de Medicina Interna (EVERMI) celebrou este ano a sua 15.ª edição, reafirmando-se como um espaço de referência para a formação, a partilha e o convívio entre internos e internistas de todo o país.

Criada em 2010, a iniciativa nasceu pela mão do Dr. António Martins Baptista, inspirada na Escola Europeia de Medicina Interna (ESIM). Desde então, a EVERMI tem-se destacado como um marco na formação médica, conjugando o rigor científico com uma dimensão humana e de proximidade.

“Acredito que os colegas que vivem a Escola não a esquecem. Por isso, a organização assumiu a responsabilidade de elevar a qualidade, a magia e a partilha, mantendo esta vivência memorável”, destacou Zélia Lopes, diretora da EVERMI.

Sob o lema “aprendam, convivam, façam amigos e sintam a magia”, a edição de 2025 manteve o foco na partilha de experiências e na valorização do percurso de formação em Medicina Interna em Portugal. “Não estimulamos a competição, não acreditamos em más ideias ou más respostas. Acreditamos na partilha, no crescimento e na construção de memórias e projetos”, acrescentou a responsável.

A comissão organizadora sublinha que os objetivos foram superados, realçando o contributo dos formadores, que asseguraram a atualização científica do programa, e dos participantes, cuja motivação “enriqueceu o convívio e tornou a Escola única e desafiante”.

Realizada no Alentejo, a 15.ª EVERMI terminou com um sentimento de missão cumprida e já com o olhar posto no futuro: “Agora, rumo à 16.ª EVERMI, fazemos uma reflexão da vivência desta Escola e aguardamos as opiniões e sugestões de todos os que por aqui passaram, para construir um novo programa, à altura dos nossos desafios”, concluiu Zélia Lopes.

(16/09/2025)