XVIII Jornadas NEDF regressam com foco na atualização científica e partilha de ideias

XVIII Jornadas NEDF regressam com foco na atualização científica e partilha de ideias

As XVIII Jornadas do Núcleo de Estudos das Doenças do Fígado (NEDF) realizam-se este ano em Vila Real, nos dias 10 e 11 de outubro, e prometem, mais uma vez, reunir especialistas de várias áreas médicas para debater os temas mais relevantes e atuais da Hepatologia.

Segundo Paulo Carrola, coordenador do NEDF, o grande objetivo do encontro mantém-se inalterado: “As Jornadas anuais do NEDF sempre tiveram como propósito a atualização de temas pertinentes no âmbito da Hepatologia. Procuramos uma abordagem ampla das temáticas mais controversas ou de maior atualidade, que estimulem a discussão e a partilha de ideias. Este último aspeto tem sido um dos elementos mais diferenciadores ao longo de todas as edições”.

O programa das Jornadas mantém o foco em áreas fraturantes da hepatologia, com destaque para a doença hepática crónica descompensada, a importância da atividade física e da saúde sexual, as hepatites virais à luz dos mais recentes avanços, o carcinoma hepatocelular e as doenças autoimunes. Um dos momentos altos será a conferência final sobre doença hepática esteatósica, conduzida pelo Dr. Ramon Battaler, do Hospital Clinic de Barcelona, considerado uma referência internacional na área.

Para o coordenador do NEDF, a diversidade de oradores é um reflexo da visão multidisciplinar que o evento procura transmitir: “Contamos não só com internistas de renome, mas também com especialistas em Medicina Intensiva, Radiologia de Intervenção, Cirurgia, Gastroenterologia, Urologia, Ginecologia, Neurologia, entre outras áreas. Pretendemos reforçar a ideia de que a multidisciplinaridade é essencial para garantir cuidados de elevada qualidade”.

As Jornadas assumem ainda um papel estratégico no trabalho do NEDF e no desenvolvimento da comunidade científica. “Este é o ponto alto da atividade do NEDF. É um espaço que privilegia a confraternização entre pares e promove a partilha de ideias. Muitas vezes daqui nascem iniciativas que alimentam a nossa atividade ao longo do ano, seja na vertente formativa, como a Escola Anual Virtual de Hepatologia ou outros cursos, seja nas ações de proximidade com a população”, explicou Paulo Carrola.

Além da componente científica, esta edição ficará também marcada pela nomeação do próximo secretariado do NEDF. “Quero desejar as maiores felicidades e sucesso ao novo secretariado, que certamente continuará o rumo de crescimento evidenciado nos últimos anos”, acrescentou Paulo Carrola.

No final, o coordenador deixa o convite a todos os profissionais da área para se juntarem a esta edição: “Participem, enviem trabalhos, venham ter connosco à bonita região de Trás-os-Montes. Serão certamente bem recebidos e sairão mais ricos cientificamente. Para isso preparámos um programa científico de excelência. Contamos com todos!”

Faça Aqui a sua Inscrição!

(26/08/2025)