5.º Congresso de Hospitalização Domiciliária reúne especialistas em Lagos para debater futuro da HD em Portugal

Nos dias 19 e 20 de setembro, a cidade de Lagos acolhe a 5.ª edição do Congresso Nacional de Hospitalização Domiciliária (HD), promovido pelo Núcleo de Estudos de Hospitalização Domiciliária (NEHospDom) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI). O evento afirma-se como o principal fórum nacional de reflexão e partilha multidisciplinar sobre o presente e o futuro da Hospitalização Domiciliária.

Segundo Olga Gonçalves, coordenadora do NEHospDom, “atingida a integração de todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde neste modelo de cuidados e completados dez anos desde a admissão do primeiro doente em regime de Hospitalização Domiciliária, é tempo de discutir e planear o percurso comum que queremos trilhar”.

Nesta edição, destaca-se o debate em torno da implementação de Centros de Responsabilidade Integrada (CRI) em HD, como forma de reforçar a estrutura e autonomia das equipas. “A experiência adquirida e o confronto com a realidade atual noutros países, que nos antecederam em atividade e já operam com maior suporte tecnológico, serão fatores primordiais para a partilha de conhecimento durante o Congresso,” sublinha Olga Gonçalves.

O evento conta ainda com um programa formativo pré-congresso, que inclui um curso de acessos vasculares e, como novidade, um curso de soft skills em Hospitalização Domiciliária, reforçando a importância da comunicação e do trabalho em equipa neste contexto.

Serão também abordadas temáticas como a adequação da HD a contextos específicos — nomeadamente cuidados paliativos, idade pediátrica e gestão de doentes complexos, sobretudo aqueles que requerem intervenção de especialidades cirúrgicas. A aproximação da HD aos Cuidados de Saúde Primários, tendo em conta a nova organização em Unidades Locais de Saúde (ULS), será outro dos temas centrais.

Entre os destaques do programa estão ainda três workshops temáticos: oxigenoterapia e ventilação, nutrição em contexto HD e o papel do Serviço Social na Hospitalização Domiciliária.

O Congresso incluirá igualmente a apresentação de posters e comunicações orais selecionadas entre os trabalhos submetidos, assim como a habitual reunião do Núcleo de Estudos de Hospitalização Domiciliária da SPMI.

“Este Congresso é o reflexo do dinamismo e do compromisso das equipas de HD com a qualidade e a inovação nos cuidados prestados aos doentes no seu domicílio. É também o momento certo para reforçar alianças e definir metas futuras”, conclui Olga Gonçalves.

Faça Aqui a sua inscrição!

(01/07/2025)